Alunos da Unicastelo participam de evento ao lado do presidente Lula

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Alunos da Unicastelo participam de evento ao lado do presidente Lula
Alunos do curso de Medicina da Unicastelo participaram do seminário Perspectivas Profissionais na Área de Saúde, realizado nos dias 30 de junho e 1º de julho, em Brasília. O evento reuniu 218 formandos em Medicina que estudaram com bolsas do ProUni e contou com a presença do presidente Lula, da primeira-dama Marisa e dos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Saúde, José Gomes Temporão. Participaram do seminário os alunos Wesley Fabiano dos Santos, Viviane da Silva Canginni, Igor da Silva Pereira, Josiane Merlini Coelho e Fábio Tavares, todos bolsistas que se formam no final deste ano.
O evento teve como objetivo reunir os estudantes que formam a primeira turma de graduandos de Medicina pelo ProUni. Após a abertura com o presidente da República, o evento seguiu com debates entre os estudantes e representantes dos ministérios da Educação e da Saúde sobre as possibilidades de atuação profissional. Entre os temas abordados estavam a formação ética do profissional da saúde, as especialidades ligadas à saúde da família e comunidade e as políticas de formação e atuação do médico no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os formandos da Unicastelo tiveram o privilégio de sentar na primeira fileira do evento e ter o presidente ao seu lado. “Ficamos muito emocionados, pois o presidente Lula sentou entre a gente e até brincou conosco”, conta Wesley. Ele também destacou a importância do ProUni: “Este é um programa inovador, que nos permitiu realizar este grande sonho de cursar Medicina”.
Desde sua criação, em 2005, o ProUni ofereceu 700 mil bolsas em todas as áreas do conhecimento para jovens com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, selecionados por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, formar-se-ão os primeiros 425 alunos de cursos de Medicina que estudaram com bolsas do ProUni.
“Muitos criticaram o ProUni, afirmando que o programa nivelaria por baixo a educação brasileira, num preconceito injustificável”, criticou o presidente, lembrando que uma avaliação feita pelo Ministério da Educação comprovou que alunos do ProUni tinham desempenho superior a outros estudantes universitários em 15 áreas avaliadas. “Eles foram precocemente rejeitados por uma parte preconceituosa da elite brasileira. Os jovens presentes, que se formaram superando preconceitos e todo tipo de obstáculo, são grande motivo de orgulho para qualquer governante”, enfatizou Lula.