Estatísticas apontam o envolvimento de 224 motocicletas em ocorrências de trânsito nos últimos cinco meses
Um levantamento feito pela Policia Militar de Fernandópolis mostra que cerca de um terço dos veículos envolvidos em acidentes na cidade são motos. O estudo é baseado nos meses de janeiro a maio de 2010. Os outros veículos são carros, caminhonetes, caminhões e tratores. Ao todo são 864 veículos, sendo 224 motocicletas, envolvidos em 474 acidentes ocorridos no período.
As estatísticas revelam um dado preocupante: a cada mês, 45 motocicletas, em média, se envolvem em acidentes na cidade. Os números aumentaram depois que teve início o serviço de moto-táxi. Esse fenômeno não é exclusividade de Fernandópolis. Dados da PM comprovam que o número de acidentes de moto cresceu em muitas outras cidades. A facilidade de compra do veículo a prazo e a economia também contribuíram para o aumento nas vendas.
O estudo aponta que a maioria dos acidentes acontece em cruzamentos, seguidos de avenidas e ruas. As avenidas Expedicionários Brasileiros e Dos Arnaldos registram o maior número de colisões: são 64 e 43, respectivamente.
Os dias da semana também foram analisados. As quartas-feiras e sábados são os dias mais violentos no trânsito de Fernandópolis. É nesses dias que acontecem mais acidentes com vítimas.
Os domingos também chamam a atenção dos analistas. O principal centro de conflito são as motos. Motoqueiros transformam a Avenida dos Expedicionários Brasileiros em palco de exibicionismo e empinam suas motos na maioria das vezes com passageiros na garupa, entre os carros. Esse tipo de infração também é registrado e a polícia faz o patrulhamento no local, mas muitas vezes os motoqueiros imprudentes conseguem driblar os policiais, que, sem o flagrante, ficam praticamente de mãos atadas.