As inscrições do 12º Concurso Literário Filhos da Terra terminam no próximo dia 25. Os interessados em participar devem procurar a Diretoria Regional de Ensino ou na Diretoria Municipal da Cultura.
O Concurso Literário Filhos da Terra é promovido pela Diretoria de Cultura - Grupo Filhos da Terra, Diretoria Regional de Ensino e Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) e tem por objetivo incentivar e divulgar a produção Literária no município.
Semelhante ao anterior, a escolha do tema é livre e poderão participar os alunos da rede de ensino municipal, estadual e particular, bem como universitários e pessoas da comunidade. Os trabalhos serão selecionados pela comissão julgadora e as melhores produções literárias - classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar - serão publicadas em um livro que terá registro na Biblioteca Nacional. Os autores também receberão troféu, medalha e diploma de participação. As produções literárias devem ser entregues na Diretoria Regional de Ensino até o dia 25 de junho.
Em 2009, o concurso premiou 64 vencedores e publicou 92 produções no livro da Mostra Literária Filhos da Terra. A primeira edição deste projeto foi implantada em 1995, na primeira gestão do prefeito Luiz Vilar e da Diretora Municipal de Cultura, Iraci Pinotti. Mas somente no ano passado, foi possível publicar as produções literárias em um livro registrado na Biblioteca Nacional, com o ISBN (International Standard Book Number), um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição.
Em 2009, participaram do concurso: 25 escolas do ensino fundamental e médio - sendo 13 de escolas estaduais e cinco municipais - quatro colégios particulares; uma faculdade e pessoas sem vínculo com entidades educativas. Foram entregues 23 troféus-coruja para os vencedores do primeiro lugar (12 poemas e 11 prosas); 22 medalhas de segundo lugar (12 poemas e dez prosas) e 19 medalhas para o terceiro lugar (dez poemas e nove prosas.