Medicina da Unicastelo realiza projeto com famílias carentes

20 de Agosto de 2025

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Medicina da Unicastelo realiza projeto com famílias carentes
Alunos do 5º semestre realizaram atividades extraclasse de estudo e apoio a 15 famílias com atendimento domiciliar

Os alunos do quinto semestre do curso de Medicina da Unicastelo realizaram, ao longo do primeiro semestre, atividades acadêmicas voltadas à Saúde da Família, tendo esta como uma unidade de ação e cuidados médicos. O trabalho incluiu o acompanhamento direto a famílias carentes de Fernandópolis.
A turma foi dividida em 15 grupos, de cinco alunos cada, que atenderam a 15 famílias. Para isto, os discentes foram preparados com aulas teóricas ministradas por professores das áreas médicas, jurídicas, sociológicas, psicológicas e enfermagem. Eles também receberam palestras de órgãos específicos, como Conselho Tutelar e equipe de assistentes sociais, que falaram sobre o Programa Bolsa Família para fornecer informações sobre a vida das famílias e sobre regras de funcionamento destas atividades no município.
Segundo o psicólogo Oswaldo Longo Junior, professor coordenador do Sub-Módulo A Família como Unidade de Cuidado do Curso de Medicina da Unicastelo, responsável pelo trabalho, os alunos tiveram todo o embasamento teórico para identificar e ter condições de atender, da melhor maneira possível, as necessidades de cada família.
Os alunos desenvolveram atividades como o reconhecimento das famílias, a escuta dirigida e atenta aos seus problemas atuais e desenvolveram o Genograma (representação gráfica através de símbolos que incluem basicamente círculos, quadrados e linhas da composição familiar e dos relacionamentos básicos em, pelo menos, três gerações) e o Ecograma (representação das principais linhas de relacionamentos e formas de apresentação do núcleo familiar a ser estudado) de cada família para serem posteriormente estudadas e apresentadas às mesmas.
Além disto, foram montados planos diferentes de ações para cada uma das famílias, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas de uma maneira geral, tanto no modo biológico, como nos modos psicológicos e sociais.
Ao final dos trabalhos, os mesmos foram apresentados em sala de aula para os professores que participam do sub-módulo e para todos os alunos. A maioria dos grupos conseguiu atingir com êxito os objetivos propostos. Para ele, problemas como dificuldade de locomoção e situação financeira das famílias foram os grandes fatores que dificultaram os trabalhos.
Ainda segundo Oswaldo, os professores ficaram muito satisfeitos com os resultados, principalmente com a conscientização dos alunos sobre o tema, já que a maioria nunca havia se confrontado com tais situações sociais, e com a ação integrada da universidade que, por meio de seus alunos, pode atuar diretamente na comunidade.
“Dessa forma, estamos fazendo uma Medicina diferente, voltada para a comunidade e para uma atenção especial à família que necessita tanto do amparo médico”, completou o docente.