O fernandopolense Homero Luís Alves de Lima, 42, lançou no último dia 25 em Fortaleza (CE) o livro Do Corpo-Máquina ao Corpo-Informação, pela editora Honoris Causa, de Curitiba. O evento aconteceu na Associação de Docentes da Universidade Federal do Ceará.
Assunta e Paulo Alves de Lima, os pais de Homero, estiveram no Ceará para prestigiar o lançamento. Homero é doutor em Sociologia pela UFPE, professor do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal e do programa de pós-graduação em educação brasileira da FACED-UFC. Ele é o coordenador do laboratório de pesquisas Corpo e Pensamento do IEFES-UFC.
Para Sylvio Gadelha, professor do Programa de Pós-Graduação da UFC, o que está em jogo nesse instigante livro é a tentativa de compreender e elucidar algumas das mutações contemporâneas provocadas pela convergência da cibernética com a biologia molecular e com as novas tecnologias de informação, mutações essas que tendem a desfazer a representação que temos de nós mesmos como humanos esboçando em seu lugar algo ainda estranho e ambíguo.
O trabalho de Homero Lima pode ser conhecido através do site da Editora Honoris Causa: www.honoriscausaeditora.com.br.