Obrigatório a partir deste mês para empresas de Lucro Presumido, a certificação digital é utilizada na transmissão de declarações e demonstrativos para a Receita Federal.
Antes, apenas empresas tributadas com base no Lucro Real ou Arbitrado eram obrigadas a transmitir declarações para a receita utilizando o certificado digital.
O certificado digital é um documento eletrônico que contém o nome, um número público exclusivo denominado chave pública e muitos outros dados que mostram quem somos para as pessoas e para os sistemas de informação. A chave pública serve para validar uma assinatura realizada em documentos eletrônicos.
Com a adoção da certificação digital, as empresas terão uma tecnologia que garante segurança e autenticidade no mundo eletrônico, o que permitirá que os processos de contabilidade e tributação sejam realizados de maneira precisa, evitando processos burocráticos e protegendo a confiabilidade dos dados.
De acordo com informações da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) mais de 1,4 milhão de empresas deverão encaminhar a DIPJ (Declaração de Informações de Pessoa Jurídica) e outros demonstrativos à Receita Federal com uso de certificação digital, obrigatório a partir do mês de junho.
Empresários associados e não associados podem adquirir o certificado digital na ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis). Endereço: Avenida Primo Angelucci, 135, centro. Mais informações pelo telefone (17) 3465-3555 ou no site www.acifnet.com.br.
Prazos para entrega de declarações
DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte)
Prazo: até o dia 26 de fevereiro
DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais)
Prazo: até o dia 19 de março
DACON (Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais)
Prazo: até o dia 8 de abril
DIPJ (Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica)
Prazo: até o dia 30 de junho