O prefeito de Fernandópolis, Luiz Vilar de Siqueira, anunciou na tarde desta quarta-feira a confirmação de que o município terá uma Zona de Processamento de Exportações ZPE.
Segundo Vilar, a aprovação representa o grande diferencial para Fernandópolis em relação a outras cidades. O prefeito garantiu que esta será a única no Estado de São Paulo, e que, em todo o país, só serão criadas cerca de oito ZPEs.
Ele elogiou a atuação do trio que responde pela pasta do Desenvolvimento Sustentável (Luisinho Arakaki, Neoclair Morales e Valdir Erédia) e disse que foi um trabalho difícil, feito em silêncio, para evitar sabotagens.
Duas áreas foram indicadas para a instalação da ZPE: uma pertencente aos atuais proprietários da Fazenda São Pedro, conhecida como Fazenda dos Ingleses, que não se interessaram pelo projeto, e outra, pertencente a Orlando Biroli Filho. Segundo Vilar, será utilizada uma área de 120 hectares para a ZPE, com possibilidade de triplicar o espaço.
O prefeito explicou que dos produtos da ZPE, no mínimo 80% terão que destinar à exportação. Os outros 20% poderão ser comercializados no mercado interno. Os empresários que se instalarem aqui terão benefícios que não encontrarão em outros lugares.
Vilar criticou alguém a quem chamou de apressadinhos: Querem ensinar o pai-nosso ao vigário; tudo o que pegou não virou nada. O prefeito não disse a quem estava se referindo.
Segundo consta, nas ZPEs existem incentivos fiscais, facilidades diversas e redução dos custos operacionais no processo de exportação.