Conheça a ciranda dos candidatos na última semana

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Conheça a ciranda dos candidatos na última semana
Em sua coluna “Fique Sabendo”, do Jornal de Jales, o jornalista Deonel Rosa Junior traça interessante painel da corrida regional ao voto. Saiba dos detalhes:
BICADA – A pergunta que não quer calar: por que o ex-governador Geraldo Alckmin, pré-candidato a governador pelo PSDB, não prestigiou os tucanos de Jales quinta-feira, dia 20 de maio, ou anteontem, dia 21, preferindo encontrar-se com companheiros políticos de Votuporanga, Fernandópolis e Santa Fé do Sul?
CABEÇA DE PONTE – Em Votuporanga, governada pelo tucano Junior Marão, Alckmin participou do Encontro de Lideranças Políticas da Região, realizado no salão social do Votuporanga Clube, às 17 horas, agendado pelo deputado federal Júlio Semeghini.
ARENA – Alckmin saiu de Votuporanga e viajou para Fernandópolis, onde pernoitou. Antes, participou da abertura da exposição agropecuária, ao lado do prefeito Luís Vilar (DEM) e do presidente do evento, Paulo Birolli, vice-prefeito. Semeghini, que é da cidade, teve concorrência na arena, tendo sido chamados também Vadão Gomes (PP), Edinho Araújo (PMDB), além de representantes dos deputados federais Dimas Ramalho (PPS) e Cândido Vacarezza (PT). Itamar Borges (PMDB) e Carlão Pignatari (PSDB), pré-candidatos a deputado estadual) estiveram presentes e foram chamados pelo locutor Gleidson Rodigues.
CONTA CORRENTE – Para quem estranhou a denominação de “Centro de Prevenção de Câncer Grupo Petrópolis” ao prédio da entrada da Unidade de Jales do Hospital de Câncer de Barretos, a explicação veio na abertura da festa de Fernandópolis. Ao chamar o empresário Walter Faria para a solenidade de abertura, o locutor informou que o Grupo Petrópolis, por ele presidido, que fabrica as cervejas Itaipava e Crystal, fez doação de 5 milhões à Fundação Pio XII, mantenedora do hospital. Sutilmente, o apresentador contou que a fundação barretense estava inaugurando unidade na região, mas sem se referir ao nome de Jales
DONO DA FESTA – Se a Facip de Jales, em abril, esteve sob o controle absoluto do deputado federal Vadão Gomes, autor de emenda de R$ 200 mil no Ministério do Turismo, quem domina a cena em Fernandópolis é Júlio Semeghini. Em extenso release distribuído pela assessoria, o transporte gratuito para o recinto da Expo, através da viação Jauense, é creditado a Semeghini.
MESTRE ESCOLA- Em Santa Fé do Sul, última etapa de seu tour pelo noroeste paulista, Alckmin tirou uma onda de professor. Para não ferir a legislação eleitoral, que proíbe campanha antes das convenções que oficializam as candidaturas, o candidato tucano, que é médico, ministrou aula sobre saúde aos alunos da Funec, às 10h30, sexta-feira. O convite foi assinado pelo prefeito Antonio Carlos Favaleça e pelo presidente da instituição, Dirceu dos Reis.
CALDO DE GALINHA – Aliás, Alckmin também foi extremamente cauteloso em Fernandópolis. Escalado para falar na abertura, limitou-se a cumprimentar o prefeito, a comissão organizadora, os expositores e o povo. Sua fala durou exatamente 37 segundos.
FOGO DE CHÃO – A casa do deputado federal Vadão Gomes (PP), antes um movimentado point de prefeitos que transitam por Brasília, e que andou com a churrasqueira apagada durante parte de 2008 e 2009, está voltando à antiga animação. Por conta da Marcha dos Prefeitos e porque é ano eleitoral, na quarta-feira, dia 19, pelo menos cinco prefeitos foram comensais de Vadão: Airton Saracuza (Urânia), Mané Rissato (Santa Salete), Cidão Goulart (Rubinéia), Edson Gomes (Ilha Solteira) e Buchinha (Dois Córregos). Comeram e beberam do bom e do melhor.