Disponível no site da Investe SP, ferramenta on-line identifica municípios e atividades econômicas favoráveis para atração de investimentos em todo o Estado
O governador Alberto Goldman lançou nesta segunda-feira, 10, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o sistema Potencialidades SP. Trata-se de um mecanismo on-line de análise de potencialidades econômicas regionais do Estado de São Paulo, disponível no site da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade Investe SP www.investe.sp.gov.br/potencialidades.
A ferramenta tem o objetivo de auxiliar os potenciais investidores a identificar que atividades e quais municípios paulistas apresentam condições diferenciadas e favoráveis para a instalação de novas empresas no Estado de São Paulo.
Quando eu estava na Secretaria de Desenvolvimento, muitos investidores nos consultavam e todas as informações sobre o Estado estavam pulverizadas. Agora, com esse sistema, temos condições de atender o investidor rapidamente e ter uma postura pró-ativa em busca de novos investimentos, ressaltou o governador Alberto Goldman, que foi secretário de Desenvolvimento no período de janeiro de 2007 a janeiro de 2009.
Por meio de uma ferramenta de fácil utilização, com dados coletados de fontes do governo e do setor produtivo, o sistema é capaz de combinar os interesses dos empreendedores, relacionados à infraestrutura logística e energética, recursos naturais, capital intelectual, meio-ambiente e configurações do município, além de gerar relatórios que detalham a viabilidade das atividades econômicas nos municípios.
Essa é uma ferramenta de desenvolvimento econômico regional. Servirá para consulta de investidores e também para apoiar o trabalho da Investe SP, auxiliar empresas de consultoria e orientar os municípios para melhorar sua competitividade, destacou o secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Luciano Almeida.
O site, que está disponível em português e inglês, auxiliará o empresário a ter acesso a informações estratégicas de todas as regiões do Estado, divididas em mais de 200 atividades econômicas, explicou o presidente da Investe São Paulo, Mario Mugnaini Júnior.