A partir de agora, o empresário que utiliza o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) tem mais uma opção de consulta. Começou a funcionar este mês na ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) a URA (Unidade de Resposta Audível). A nova ferramenta permitirá que empresários associados realizem consultas de restrição de crédito por telefone, fora do horário de funcionamento da entidade.
De acordo com Geraldo Pedro Paschoalini, gerente da ACIF, com a URA será possível oferecer o serviço de consultas por telefone 24 horas por dia. Informando seu código de acesso, senha e número do CPF/CNPJ consultado, o empresário ouvirá em instantes a resposta sobre a situação do consumidor/empresa, explica Paschoalini, que destaca, É melhor consultar antes, que lamentar depois.
Geraldo reforça que, além da pesquisa por telefone, as empresas também podem consultar o SCPC pelo site da associação www.acifnet.com.br, por meio dos softwares de automação comercial das empresas Ascont, Orasystems, Infosis e Realsystems ou ainda pelo Call Center da ACIF, durante o horário de expediente, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados.
Para manter o banco de dados do SCPC sempre atualizado e oferecer respostas eficazes, é importantíssimo fazer a inclusão de consumidores inadimplentes. A inclusão pode ser feita pelo site www.acifnet.com.br, na sede da entidade ou ainda utilizando softwares de automação comercial das empresas parceiras da associação, que possuem acesso ao SCPC. A inclusão é gratuita, rápida e simples, bastando apenas informar os documentos do cliente (pessoa física ou jurídica), endereço e dados da dívida.
O registro de devedores ajuda comerciantes e empresários a identificar maus pagadores, tanto pessoas físicas como também empresas. O cadastro organizado e com o máximo de informações do cliente resulta em consultas rápidas e ágeis, auxiliando na identificação de inadimplentes. Além disso, previne que o associado seja vítima de golpes aplicados no comércio.
Para esclarecer dúvidas e orientar o associado sobre o funcionamento do serviço, a ACIF vai realizar dia 17 de junho, das 8h às 18h, o Treinamento SCPC - Pessoa Física e Jurídica. Dividido em dois módulos, o treinamento é direcionado para associados que fazem consultas SCPC e pessoas que trabalham diretamente com as ferramentas do SCPC. Para participar é necessário confirmar presença pelo e-mail
[email protected] ou pelo telefone 3465-3555.
De acordo com dados da ACIF, aproximadamente 35% das consultas feitas ao SCPC detectam consumidores inadimplentes, no caso de pessoas físicas. Isso significa que, em média, a cada três consultas, o empresário consegue identificar uma pessoa com restrições de crédito. No caso de pessoas jurídicas, essa porcentagem sobe para 47% dos CNPJs consultados.
O SCPC é um serviço de consultas de restrição ao crédito de abrangência nacional. Possui um banco de dados com 150 milhões de informações de pessoas físicas e jurídicas de 2,2 mil associações comerciais do Brasil, o que o torna o maior da América Latina. O SCPC também fornece informações sobre cheques roubados, fraudados e adulterados e encaminha ao devedor avisos de débito.