O Parque Residencial São Vicente de Paulo, que abriga idosos de Fernandópolis e região, esteve em festa nesta quarta-feira, 5. Dona Mariana de Jesus Pereira, a interna mais velha, completou 100 anos de vida.
Vicentinos, funcionários do Parque, voluntários e amigos da anciã se reuniram para comemorar com bolo, doces e salgados. Dona Mariana recebeu muitos mimos e presentes.
Ela nasceu em Brumado (BA) no dia 5 de maio de 1910. Nesse ano, aconteceu a primeira passagem do Cometa de Halley pela Terra (a segunda foi em 1986). Criada na roça, a jovem Mariana gostava de juntar lenha e de perambular pelos campos.
Mais tarde, veio com a família para o Estado de São Paulo. Desde 30 de junho de 1964 ela está no São Vicente de Paulo. Nunca teve filhos, e só se casou na idade madura já no asilo, conheceu Avelino Honório Machado.
Em 1988, porém, o marido faleceu, e Dona mariana foi morar com um enteado. Não se adaptou e pediu para retornar ao Parque, onde está até hoje.
Os laços com a família de Avelino continuam fortes: mesmo morando a 300 km de Fernandópolis, eles sempre vem visitá-la. A paixão de Dona Mariana são as flores, das quais cuidou durante décadas, até dois anos atrás, quando as pernas ficaram fracas.