O prefeito Humberto Parini (PT), de Jales, transformou em lei Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Osmar Pereira Rezende (PMDB) dando o nome da falecida professora Gema Aparecida Prandi Rosa à Escola Municipal de Educação Infantil do Bairro São Judas Tadeu.
A propositura de Osmar foi aprovada por unanimidade na reunião ordinária do dia 12 de abril. Ao justificar a iniciativa, o autor referiu-se à trajetória da homenageada, que foi professora da rede estadual de ensino, ATP de Ciências da Diretoria Regional de Jales, coordenadora do curso de Biologia e diretora de pós-graduação da Unijales.
Gema era Mestre em Conservação e Manejo de Recursos, Área de Concentração Gestão Integrada de Recursos pelo Centro de Estudos Ambientais da Unesp-Rio Claro.
Na vida comunitária, indicada por seus pares, foi a primeira presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (primeiro instalado no Estado de São Paulo e segundo no Brasil, em 1991) e, primeira presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, em 1995.
Ela também foi presidente do Clube das Acácias da Loja Maçônica Corenel Bathazar de julho de 1999 a junho de 2000.
Foi ela a mentora e apoiadora do Programa de Reflorestamento, em parceria com a Sabesp, desenvolvido pelos alunos de Biologia da Unijales na Estação de Tratamento de Esgotos de Jales, hoje um dos cartões postais da cidade.
Ao discutir o projeto, a vereadora Pérola Cardoso (PT) parabenizou Osmar por dois motivos: imortalizou o nome de uma educadora respeitada e deu o nome de uma educadora a uma escola, o que nem sempre aconteceu em Jales. Nome de escola tem de ser de professor, pregou.
O vereador Luís Especiato (PT), deixou a presidência da Câmara para ir à tribuna e dar seu testemunho quanto ao trabalho de Gema, com quem lecionou no antigo Cefam. Foi uma colega de trabalho de grande valor, muito querida por nós e amada pelos alunos, afirmou.