Rio Preto sedia em maio a Rio Preto Fashion Week

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Rio Preto sedia em maio a Rio Preto Fashion Week
Rio Preto e região acabam de entrar no mundo da moda. A cidade que já possui mais de 300 indústrias têxteis sedia entre os dias 27 e 30 de maio a Rio Preto Fashion Week Export, na Swift. O evento pretende movimentar ainda mais o setor e criar mais de três mil empregos diretos. Nos quatro dias da RPFW Export devem passar mais de 20 mil lojistas que irão acompanhar o que há de mais recente nas coleções primavera/verão 2010-2011.

São esperadas mais de 60 indústrias que devem lançar suas coleções durante a semana da moda de Rio Preto. Nas duas passarelas que serão montadas no prédio da antiga fábrica da Swift, que está passando por uma grande reforma, vão desfilar mais de 800 looks da nova coleção das marcas mais famosas do país.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo da prefeitura de Rio Preto, Carlos de Arnaldo, a Rio Preto Fashion Week Export vai movimentar toda a economia da cidade e vai fazer com que Rio Preto seja reconhecida nacionalmente como um grande pólo da indústria da moda.

“Hoje pouca gente sabe, mas a nossa região é o segundo maior pólo da indústria têxtil do estado de São Paulo, ficamos atrás apenas da Capital. A intenção da RPFW Export é justamente essa, fazer com que os empresários desse ramo saibam o que estamos produzindo para fomentarmos esse gigante da economia, afirma o secretário que está na realização do evento.

A empresária da moda Valéria Di Cápua, da Woga Produções, que também comanda a maior feira da moda do Interior do Estado, acredita que o evento vai trazer grandes benefícios à região.

“Além de movimentar a economia, a cidade passará a ser referência em moda na região Noroeste do Estado, o evento trará para Rio Preto visibilidade tanto para os empresários da região como para os profissionais desse setor, modelos, estilistas, produtores e fashionistas”, acrescenta Valéria.

Durante a maior feira da indústria de confecção e da moda do interior Paulista, além dos desfiles serão realizadas palestras, workshops, rodadas de negócios e exposições. “A ideia é fazer com que os lojistas e empresários do setor se conheçam e a partir daí mostrem seu potencial e ainda façam negócios importantes para suas empresas”, sintetiza o secretário Carlos de Arnaldo.

A organização da feira espera reunir nos quatro dias da RPFW Export mais de 20 mil lojistas de todo o Brasil e ainda espectadores de outros Estados e países. “Vamos transformar Rio Preto na Capital da moda nesses quatro dias”, afirma Valéria Di Cápua.

A realização do evento é da Secretaria de Desenvolvimento e Negócios de Turismo, comandada pelo secretário Carlos de Arnaldo, junto com a Woga Produções da empresária da moda Valéria Di Cápua.



Números

De acordo com dados da Conjuntura Econômica de 2009, o potencial de consumo de Rio Preto nos setores de vestuário e calçadista passa dos 246 mil reais por ano. A região administrativa de Rio Preto, que compreende 96 municípios possui 600 indústrias de confecção. Só em Rio Preto esse mercado movimenta mais de 260 milhões de reais anualmente. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – ABIT, o setor agrega nacionalmente mais de 30 mil empresas, que juntas somam 1,7 milhões de empregos. O Brasil está entre os 10 principais mercados do ramo, em 2008 essa indústria movimentou mais de 76 bilhões de reais. O estado de São Paulo detém a maior parte da produção do setor, com 31%.



Swift

O cartão postal mais famoso de Rio Preto, localizado as margens da Represa Municipal, passa por uma grande reforma. A antiga fábrica recebe da prefeitura investimento que ultrapassa os sete milhões de reais. Todo o prédio que foi inaugurado em 1944 passará por readequação da estrutura e receberá novos equipamentos para que se transforme em um grande centro de eventos. Além disso, no local está sendo construído o maior teatro do Estado de São Paulo, com capacidade para 1100 lugares.

“Escolhemos a Swift, pois é um local requintado que tem tudo a ver com moda. Queríamos um lugar grande, bonito e que tivesse tudo a ver com Rio Preto. A Swift foi o lugar mais apropriado, pois reúne todas essas características”, explica Carlos de Arnaldo.

A RPFW será o primeiro evento a ser realizado depois das obras de reformulação do prédio da antiga fábrica. O local tem uma área de mais de sete mil metros quadrados, que serão exploradas ao máximo durante a feira.


Apoio

O evento tem o apoio de importantes entidades como: Sebrae, Sesc, Acirp, Ciesp, Fiesp, Senai, Senac, Sesi e Sinditextil.