Alcoeste inicia safra com 85% da colheita mecanizada

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Alcoeste inicia safra com 85% da colheita mecanizada
O etanol produzido a partir da cana-de-açúcar foi avaliado como um combustível limpo, renovável e acessível durante a conferência anual do Departamento de Energia dos Estados Unidos, que ocorreu nos dias 30 e 31 de março, em Washington. Segundo a UNICA (União da Indústria de Cana-de-açúcar), na ocasião foi esclarecido como o etanol de cana pode auxiliar os EUA a economizar na hora de abastecer, reduzir a dependência de petróleo do Oriente Médio e melhorar o meio ambiente.
Com previsão para durar aproximadamente 200 dias, a Alcoeste iniciou a safra 2010/2011 no dia 10 de abril e pretende produzir 98,4 mil m³ de etanol, representando um aumento de 18 % em relação à última safra.
Das 1,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar que serão processadas pela Alcoeste, 85% serão colhidas mecanicamente. Essa cana está plantada em uma área que totaliza 15 mil hectares, distribuídos em 10 municípios da região de Fernandópolis/SP. A Agrícola Arakaki é a responsável pela administração das plantações. “Para esta safra adquirimos mais três colhedeitadeiras. Hoje trabalhamos com quatro frentes de trabalho, sendo três mecanizadas e uma manual”, explicou Claudemir Antonio Izaias, um dos diretores do Grupo Arakaki.
Nesta safra, a Alcoeste e a Agrícola Arakaki estão gerando mais de mil empregos diretos.