Creusa Nossa quer projetos para lixo hospitalar e eletrônico

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Creusa Nossa quer projetos para lixo hospitalar e eletrônico
A vereadora Creusa Nossa (PDT) fez duas indicações ao Poder Executivo, relativamente à destinação do lixo hospitalar e do lixo eletrônico produzidos em Fernandópolis.
Quanto ao lixo hospitalar, a vereadora sugeriu que seja criado Projeto de Lei dispondo sobre a coleta de resíduos especiais, tanto para o lixo hospitalar (ataduras, gazes, seringas, etc) como para as sobras de medicamentos, gerados em residências, e que fossem determinados pontos estratégicos, como as unidades de saúde do município, para a entrega desses resíduos. “O lixo hospitalar não deve ir para o lixo comum, pois pode propagar doenças e causar intoxicações”, explicou a vereadora.
O lixo eletrônico foi outro tema discutido pela vereadora na sessão do dia 6 de abril. Na indicação ao prefeito, Creusa Nossa anexou cópia de Projeto de Lei similar proposto na Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde são estabelecidas regras e definidas normas para as ações que envolvem o armazenamento, recolhimento e destinação de todo resíduo sólido de lixo eletrônico gerado no município. A vereadora citou uma matéria publicada pela Folha de São Paulo, em 24 de março, que alerta para os perigos do lixo eletrônico descartado de maneira incorreta. “Esse lixo contamina o solo e os lençóis freáticos, já que os aparelhos eletrônicos trazem mais de 60 tipos diferentes de substâncias”, contou Creusa Nossa.