Mesmo com o mês de março com precipitação acima da média, continua a chover em Ilha Solteira e região em todos os dias desde sexta-feira, dia 02 de abril, conforme registro da estação agroclimatológica automática operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira que registrou até o momento em Ilha Solteira em abril 40,6 milímetros, já totalizando 51% do previsto para o mês de abril, com base nos dados históricos, com registro iniciado em 1967.
Em março o total de chuva na região de Ilha Solteira ficou em 206,5 milímetros, volume 44% superior ao esperado para o mês de março que tem marca histórica de 144 milímetros, considerando os registros desde 1967. A maior chuva aconteceu no dia 01 de março com 72,6 milímetros.
No ano, a região de Ilha Solteira já acumula 649 milímetros, 3% superior ao esperado para os quatro primeiros meses do ano e que já representa 50,7% do volume de chuva esperado para o ano todo.
A evapotranspiração média para o mês de março ficou em 4,0 mm/dia, abaixo da média histórica de 4,4 mm/dia, totalizando no mês 124,1 milímetros, inferior ao volume de chuvas, mantendo na maioria dos casos, os sistemas de irrigação ainda desligados.
Já em abril, as chuvas e o sol brilhando apenas 4,6 horas por dia derrubou o valor da evapotranspiração para apenas 2,0 mm/dia, sendo o esperado para o mês de abril uma média de 4,2mm/dia. Evapotranspiração é a quantidade de água perdida pela evaporação do solo e transpiração das plantas e que deve ser reposta pela chuva ou pelos equipamentos de irrigação para a máxima produção das culturas.
Temperatura, umidade relativa e ventos
Com tanta chuva em abril, o sol brilhou em Ilha Solteira e região por apenas 22,8 horas, resultando em uma temperatura média de 24,6°C, alternando entre mínima de 21,2°C e a máxima de 31,2°C. A temperatura média histórica para o mês de abril é de 26,3ºC.
Já a umidade relativa do ar no mês, com vários dias de chuva fez a média ficar em 84,2%, com mínima de 55,9%. A velocidade média do vento no mês ficou em 3,2 quilômetros por hora, classificados como ventos calmos e predominantemente de nordeste.