Um final de semana diferente, mas com muita consciência. Essa é a proposta do Projeto Cultura Hip Hop Graffiti & Arte, que estará em Fernandópolis esse final de semana, na escola JAP, das 8h ás 17h, através da Associação de HIPHOP, que conta o apoio cultural da COLORGIN e a Ciacor, para desenvolver os trabalhos, que envolvem artes bastante interessantes.
Entre as atrações estão palestras, graffiti no muro, work shop graffiti, rap gospel, aula de lockin, aula de street dance, roda de B.Boy´s e balada Black. O evento é uma realização da Diretoria de Cultura e da Associação de HIPHOP.
HIP HOP
O hip hop é um movimento culturaliniciado no final da década de 1970nos Estados Unidoscomo forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. É uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadaspelos muros das cidades.
O hip hop como movimento cultural é composto por quatro manifestações artísticas principais: MCing, que anima a festa com suas rimas improvisadas, a instrumentação dos DJs, a dança do breakdancee a pintura do grafite. Tendo começado em Bronx, a cultura hip hop emergiu rapidamente para o mundo todo.
No Brasil, o movimento hip-hop foi adotado, sobretudo, pelos jovens negros e pobres de cidades grandes, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegree Curitiba, como forma de discussão e protesto contra o preconceito racial, a miséria e a exclusão. Como movimento cultural, o hip-hop tem servido como ferramenta de integração social e mesmo de re-socialização de jovens das periferias no sentido de romper com essa realidade.