A Unicastelo campus Fernandópolis promoveu na sexta-feira, 26 de março, a prova de seleção para o programa de residência médica da universidade, recentemente autorizado pelo MEC e credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação. Foram oito vagas disputadas para quatro áreas da medicina: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia. Os aprovados já iniciaram os programas no último dia 31.
Candidatos de várias partes, principalmente do estado de São Paulo, disputaram as vagas. Esta é a primeira turma de residência do curso de Medicina da Unicastelo e fará os treinamentos nas santas casas de Fernandópolis e Jales, nos laboratórios da Unicastelo e nas unidades básicas de saúde do município.
Segundo o médico e professor da Unicastelo Luiz Gustavo Madi Antonio, coordenador da COREME Comissão de Residência Médica, os programas são anuais e a próxima seleção acontece ainda no final deste ano. Completados os programas, os residentes saem com o título de especialistas pelo MEC. As áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral e Pediatria têm duração de dois anos. Ginecologia e Obstetrícia, três anos. Ainda segundo Madi, está em fase de aprovação o programa de residência em Medicina da Família e Comunidade.