O programa denominado EJA Ensino de Jovens e Adultos desenvolvido em Fernandópolis pela Diretoria Municipal de Educação, adotou a filosofia de buscar algo mais do que a mera alfabetização dos alunos.
Segundo a coordenadora do curso, Diva da Silva Souza Fagnani, a proposta é, além de assegurar e satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem, desenvolver as habilidades de cada um com disciplinas profissionalizantes.
Para isso, foram estruturados os cursos de panificação, serigrafia e costura industrial, com um sucesso que superou as expectativas. Com o aval da diretora de educação, Darci Marin, a equipe prepara os alunos inclusive para o ingresso no mercado de trabalho.
O EJA tem atualmente 150 alunos inclusive com uma classe para deficientes auditivos e funciona nas EMEFs José Gaspar Ruas e Koei Arakaki. O trabalho é desenvolvido em parceria com o CMTMO e o Senai.
Diva Fagnani explica que outro diferencial são as aulas de informática, que permitem ampliar o horizonte de informações e seu relacionamento com o mundo de forma ativa e dinâmica. A preocupação da Diretoria de Educação é a formação integral dos alunos e a sua participação plena na sociedade.