Há cinco anos, pacientes de Fernandópolis e região, não precisam mais viajar até grandes centros para realizar a cirurgia Gastroplastia Redutora. Conhecida popularmente como cirurgia de redução de estômago, a operação é feita na Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis pelo médico especialista em cirurgia digestiva, gastroenterologia e endoscopia digestiva, Edson Gilberto Betiol.
Para comemorar a data, o médico promoveu um encontro, dia 13 de março, com os pacientes que já passaram pela cirurgia e com pessoas que estão se preparando para fazer a operação. Durante o encontro, realizado em seu consultório, o médico Edson Betiol falou sobre a cirurgia e esclareceu as dúvidas dos presentes. No final da reunião, pacientes que já fizeram a cirurgia deram depoimentos sobre as mudanças ocorridas em suas vidas. A equipe é formada pelos médicos Márcio Betiol, Flávio Betiol e Edson Betiol, pelas nutricionistas Maria Lucilia Martins Cavariani e Denise Aparecida Bozan e pela psicóloga Geisa Sartori.
Doraí Aparecida Dutra, de 65 anos, primeira paciente que fez a cirurgia, compareceu ao encontro e deixou seu depoimento. Com a cirurgia minha auto-estima aumentou e minha vida mudou 100%. Gosto de dançar, mas não saia pra dançar porque tinha complexo. Hoje não tenho problemas. Continuo fazendo o acompanhamento médico e não tive complicações.
De acordo com o médico, os encontros são realizados constantemente e tem como objetivo a troca de experiência entre pacientes operados e pessoas que estão esperando ou pretendem fazer a cirurgia.
Todos os pacientes que passam pela cirurgia sentem uma melhora na qualidade de vida. O desempenho profissional melhora. A acessibilidade aos locais melhora e, em mulheres, o nível de fertilidade melhora também, revela o médico especialista em cirurgia digestiva.
Utilizando técnicas avançadas de cirurgia do aparelho digestivo, incluindo a cirurgia bariátrica e metabólica, a operação é indicada para pacientes com obesidade mórbida, que não conseguem mais reverter e ostentar o peso normal apenas por meio de dietas. Além de reduzir o peso e proporcionar melhora na qualidade de vida do paciente, aumentando sua auto-estima, a cirurgia ajuda no tratamento de doenças como hipertensão arterial, diabetes, hérnia de disco, artropatias e esofagite de refluxo.
A cirurgia é feita na Santa Casa de Fernandópolis pelo sistema particular ou por convênios. O hospital já entrou com pedido de credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Antes da cirurgia, o paciente passa por uma bateria de exames e por uma avaliação psicológica. O pós-operatório é feito com acompanhamento médico, psicológico e nutricional.