O verão de 2010 certamente não será esquecido pelos moradores da Rua das Gaivotas, no Jardim Araguaia. Na manhã desta terça-feira, 16, novamente a lama voltou a invadir residências do bairro da região norte, revoltando a população local.
Desolada, dona Nadir Nunes Vieira chorava enquanto narrava o novo capítulo do seu pesadelo. Desde as primeiras horas da manhã, a forte chuva carregou para o interior de seu quintal a casa é recuada da rua boa parte da terra que dois caminhões despejaram na véspera, na tentativa de tapar os buracos.
Acionados, os bombeiros se esforçavam, usando pás e enxadas, para retirar da entrada da casa os cerca de 30 centímetros de lama acumulada. As botas dos bombeiros desapareciam durante a operação, tragadas pela mistura de terra e água.
Diferentemente de outras ruas das proximidades, a Rua das Gaivotas não é asfaltada. Por ser em declive, a via pública está toda esburacada pela ação das fortes enxurradas.
Dona Nadir é mãe de Neusa Vieira, alvo de reportagem do jornal CIDADÃO na edição de 6 de fevereiro. Na época, Neusa queixava-se do abandono do Jardim Araguaia: ruas esburacadas, enxurrada invadindo casas, nuvens de pernilongos e animais peçonhentos em profusão.
Mais de um mês depois, quase nada mudou. Neusa chegou a usar a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Fernandópolis no último dia 2, narrou aos vereadores o drama dos moradores e recebeu promessa de apoio. Efetivamente, o vereador e presidente da Câmara Dorival Pântano conseguiu que os caminhões de terra fossem jogados nos buracos. Infelizmente, isso aconteceu justamente na véspera da forte chuva da terça-feira.
A moradora pretendia se avistar com alguém da administração ainda na tarde de terça-feira. Para ela, só o asfaltamento poderá resolver a questão.