Núcleo de combate ao acidente vascular cerebral de Fernandópolis tem papel de destaque na campanha, reconhecido pela World Stroke Organization
O Brasil foi premiado com a "medalha de prata da World Stroke Organization, pelo trabalho realizado durante a campanha do Dia Internacional do AVC 2009, concorrendo com 56 candidaturas de 30 países.
Isso demonstra o reconhecimento internacional pelo esforço que o Brasil vem desenvolvendo para modificar sua realidade.", comentou a Dra. Sheila Martins, da RBAVC e WSO.
Fernandópolis, através do atendimento diferenciado e padrão ouro para o atendimento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral Isquêmico, pelo Centro de AVC da Santa Casa, nos casos de pacientes admitidos em tempo inferior a quatro horas e meia, teve participação de destaque na obtenção dessa distinção internacional. Foram registrados, desde 2007, 32 atendimentos de pacientes nessas circunstâncias 14 mulheres e 18 homens. Desse total, quatro foram através de convênios e 28 pelo SUS. Da cidade de Fernandópolis, são 24 casos.
O uso do medicamento Actilyse revolucionou os tratamentos, pela eficácia apresentada. O remédio custa nada menos que R$ 2.419,00 o frasco, e deve ser aplicada 0,9mg por quilo do paciente. Como resultado, na maioria dos casos são necessários dois frascos. O remédio não é custeado pelo SUS. O custo inicial para o Brasil seria de 5 milhões, mas foi vetado pelo Ministério da Saúde em 2009.
O Centro semelhante aos existentes em Ribeirão Preto e Campinas é coordenado pela neurologista Maria Francisca Goreth Fantini, que garante: O Centro só obtém bons resultados por causa da sintonia entre farmacêuticos da Santa Casa, médicos, enfermeiros e o pessoal do Corpo de Bombeiros, que receberam treinamento especializado para atender a esses pacientes, justificou.
A população deve ficar alerta para os sintomas de um possível derrame cerebral: perda de força, perda da fala, perda visual, cefaléia súbita, sintomas súbitos e muito intensos que se assemelham a labirintite. Se isso acontecer é necessário o encaminhamento imediato do paciente a um Centro Especializado no Atendimento do Acidente Vascular Cerebral.
Quem tiver interesse em assistir ao vídeo da campanha, poderá acessá-lo:
http://picasaweb.google.com/redebrasilavc/DiaMundialDoAVCBrasil2009Portugues3?feat=directlink