Prêmio Sebrae Mulher de negócios: Presidente da Associação dos Produtores de Leite de Aspásia está entre as finalistas

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Prêmio Sebrae Mulher de negócios: Presidente da Associação dos Produtores de Leite de Aspásia está entre as finalistas
No próximo dia 8 de março o Sebrae-SP promove a premiação das vencedoras estaduais do Prêmio Mulher de Negócios. Será a partir das 19 horas, na Rua Casa do Ator, 923, Vila Olímpia, SP. São quatorze finalistas, dez na categoria Empresa e quatro na categoria Grupo de Produção Formal. Uma destas quatro finalistas é a Presidente da Associação dos Produtores de Leite de Aspásia, Eusa Aparecida Silveira. “Nunca imaginava chegar à final do Prêmio, que é tão importante”, comemora ela. “Quando saiu a lista eu falei, ‘Nossa Senhora, olha o que eu consegui!’ Só de estar entre as finalistas já é uma conquista imensa, porque aqui a luta foi muito grande, os produtores são muito machistas, e eu lutei anos pra mostrar pra eles que a qualidade do leite é muito importante, sem cuidar dela a gente não pode nem abrir a boca na negociação de preços”, diz Eusa, que há quatro anos preside a Associação.



O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios foi criado pelo Sebrae Nacional, com apoio da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres e da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil. O objetivo do Prêmio, dividido em quatro etapas (estadual, regional, nacional e internacional), é divulgar as histórias de sucesso das mulheres empreendedoras, como Eusa Aparecida Silveira.



Os critérios levados em consideração para a avaliação das candidatas são as características da empreendedora na busca de oportunidades, a capacidade de superar desafios, a criatividade, a liderança do negócio, a capacidade de planejamento e realização de ações, o relacionamento com os clientes, a responsabilidade social e a busca pela melhoria da qualidade de vida da comunidade, a busca contínua de informações, o compromisso com o aprendizado, o gerenciamento das atividades, os resultados obtidos, a identificação da história pessoal ou do empreendimento como uma motivação de autonomia e independência das mulheres e, finalmente, a capacidade para motivar outras pessoas a seguirem seu exemplo.(SEBRAE).



A história da presidente da Associação dos Produtores de Leite de Aspásia é um exemplo de superação e de empreendedorismo. Eusa conta que separou-se do marido quando o casal tinha dois filhos, de nove e sete anos. Sem outra alternativa, ela resolveu tocar sozinha a fazenda em que morava, do pai dela, de quatro alqueires e meio. “Eu acordava às três da madrugada para ir buscar as vacas e conseguir tirar o leite antes do caminhão passar. Ia morrendo de medo, sozinha naquela escuridão, mas sempre pensando que eu tinha que cuidar dos meus filhos, fazê-los estudar”, conta ela. Conseguiu: os dois estudaram, o mais velho fez especialização em técnicas agrícolas nos Estados Unidos e na Suíça, o mais novo mora hoje na Austrália. Quando o filho mais novo voltou para o Brasil, casou-se e foi ajudar a mãe, que já tinha começado a melhorar a qualidade do rebanho. “Quando os meninos eram pequenos, eu tinha 40 vacas e tirava 120 litros de leite. Aos poucos fui melhorando, hoje temos 18 holandesas, que produzem mais que isso. Minha nora, que nunca tinha trabalhado com vaca, hoje faz ordenha e inseminação artificial. Aliás, todas as inseminações que ela faz dão certo, já tem vizinho chamando-a pra fazer no rebanho dele”, diz Eusa.



Em 2006, motivada pelo desejo de melhorar a pecuária leiteira da região, ela assumiu a presidência da Associação. Mobilizou os produtores, ajudou na criação de um grupo que é orientado pelo Sebrae-SP, e se transformou em referência na região. Mas, ela conta, não foi fácil: “O produtor não acredita no que uma mulher é capaz. Às vezes eu estava conversando com um deles, que me deixava falando sozinha e saía. Mas eu não desistia, sempre achei que a gente tinha que se juntar, crescer lado a lado, melhorar a qualidade do gado e do leite pra poder negociar preços. Acho que muita coisa mudou, nestes quatro anos, mas a gente ainda tem muito trabalho pela frente. Por isso fico tão feliz em participar da final do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios”, afirma Eusa.



“A conquista da dona Eusa deixa todos nós, do Escritório Regional de Votuporanga, muito felizes”, diz o gerente Marcos José Amâncio. “É uma história de superação, como mãe, empresária e presidente de uma entidade. Nestes quatro anos em que estamos trabalhando junto ela tem sido extremamente participativa, sempre animada e disposta a mudar a cara da pecuária leiteira de Aspásia e da região. Consideramos que a conquista da dona Eusa é também uma homenagem à participação da mulher nas pequenas propriedades, onde, mesmo sem estar à frente da administração, é um suporte inestimável para as empresas familiares”, afirma Marcos Amâncio.



Além de Aspásia, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Votuporanga trabalha com outros 41 grupos de produtores de leite. No total, são 320 produtores, em 40 municípios.



Serviço

Premiação das vencedoras paulistas do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Data: 8 de março

Horário: 19 horas

Local: Rua Casa do Ator, 923, Vila Olímpia, SP