O diretório do Partido dos Trabalhadores PT de Fernandópolis realizou no último sábado uma festa para comemorar os 30 anos de fundação da agremiação política, nascida no meio sindical do ABC paulista e contando, desde o início, com a participação de diversos jornalistas e intelectuais de esquerda. A ata de fundação do PT, lavrada após a cerimônia realizada no Colégio São Luiz, em São Paulo, em fevereiro de 1980, teve como primeiro signatário o trotskista Mario Pedrosa.
O novo diretório municipal do partido em Fernandópolis foi tomou posse durante a festa, assim como a comissão executiva, o conselho fiscal e a comissão de ética, eleitos em processo interno de escolha realizado em novembro de 2009. O novo presidente é Sergio Pasqual Teixeira, que recebeu o comando do sempiterno Rober Caetano Luiz (presidente por três mandatos, sendo dois consecutivos).
GENOINO
O evento contou com a presença do deputado federal José Genoino que, em discurso, fez um inventário das lutas dos militantes do PT desde a sua fundação até a chegada ao poder federal. Genoino falou das transformações que o país passou nos sete anos da gestão do presidente Lula e defendeu a candidatura da ministra Dilma Rousseff à presidência.
Durante o evento aconteceram 12 novas filiações, fato reputado como inédito pelos dirigentes do PT de Fernandópolis.
CATELANI
O maior frisson da festa foi causado pela presença do empresário Antonio Carlos Catelani. Antigo militante do PMDB, Catelani se prepara para mudar de armas e bagagens para as hostes petistas. Segundo os comentários, ele disputará a prefeitura de Fernandópolis pelo partido em 2012. Catelani participou da festa, deixou-se fotografar com os petistas, mas não confirmou nem desmentiu nada.