Unicastelo realiza projeto social com Orquestra Municipal

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Unicastelo realiza projeto social com Orquestra Municipal
O Projeto Cultura Bucal vai atender a crianças de 9 a 12 anos e visa à conscientização sobre a importância da saúde bucal

A Unicastelo, em parceria com a Osfer - Orquestra de Sopros de Fernandópolis, dará início ainda em fevereiro ao Projeto Cultural Bucal, que irá atender aos alunos da turma intermediária da OSFER, crianças entre 9 a 12 anos, a chamada Orquestra do Amanhã. O projeto também conta com o apoio do Grupo Arakaki.

A professora Ana Flávia Sanches Borges, do curso de Odontologia da Unicastelo Fernandópolis e autora do projeto, explica que o objetivo é a apresentação de temas relacionados à Saúde Bucal, para que a partir da percepção de cada aluno e com interação com os músicos da Osfer, o maestro Luis Fernando Paina e o músico Raphael Vinicius Faria Martins, o grupo possa desenvolver músicas sobre os temas que serão abordados.

Inicialmente, um questionário será aplicado para diagnosticar a situação econômica e social de cada aluno, relacionado com o índice de dentes cariados, perdidos e obturados (CPO-D). Depois, cada tema proposto e relacionado à Saúde Bucal será abordado de forma fácil, clara, leve, sem intenção de causar impactos psicológicos como receio ou medo. “As palestras serão ministradas utilizando-se material didático apropriado, macro-modelos, dinâmicas em grupo, jogos, cartazes, tudo direcionado ao perfil do grupo obtido no levantamento inicial”, explica Ana Flávia.

Todas as etapas do projeto serão acompanhadas pelo coordenador Luis Gustavo Baldon, Sociólogo de formação pela Universidade Estadual Paulista – Unesp Araraquara, o que garantirá a idoneidade do projeto. Além disso, cada criança participará com a devida autorização de seus pais. Ainda o projeto contará com dois alunos de graduação do curso de Odontologia da Unicastelo de Fernandópolis.

No final do ano, o projeto espera apresentar as músicas em instituições e órgãos da cidade e região para que seja alcançado o principal objetivo de uma ação de extensão da universidade, que é o de dialogar com a comunidade.