Prefeitos da região recebem orientação sobre programas do governo

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Prefeitos da região recebem orientação sobre programas do governo
A educação ganha destaque no oeste paulista nesta semana. Nestaa sexta-feira, dia 12 de fevereiro, prefeitos de algumas das cidades da região de Fernandópolis vão participar de encontro político com foco na educação, abordando temas fundamentais para a melhoria do ensino público nos municípios brasileiros.

Na parte da manhã, a conversa acontece em Guarani D’Oeste, reunindo o prefeito, vice e vereadores. Na parte da tarde, dirigentes municipais de Mira Estrela, Indiaporã, São João de Iracema, Cardoso e Fernandópolis se reúnem em Mira Estrela para a conversa com o professor Adinan Ortolan.

Entre os temas estão o Programa Nacional de Formação de Professores, a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que através da metodologia da educação a distância pretende dar acesso ao ensino superior para camadas da população excluídas, e a própria CONAE - Conferência Nacional de Educação, encontro promovido pelo MEC e que tem sua primeira e histórica edição marcada para abril de 2010, em Brasília.

Adinan Ortolan é hoje um dos dirigentes municipais de educação mais destacados do estado de São Paulo. Além da função pública como secretário de educação que exerce há seis anos na cidade de Cordeirópolis (SP), região de Limeira, é mestre em Política e Gestão da Educação e foi o primeiro secretário de educação de uma cidade de pequeno porte a ser eleito para a diretoria da UNDIME, entidade que chega a gerir até 25% do orçamento estadual destinado à educação. Além disso, é coordenador de alguns dos principais programas de fomento ao ensino público no estado de São Paulo.

Conectando os temas educação e política, Adinan está consolidando uma extensa rede de entidades e pessoas em torno do assunto, questão fundamental para o desenvolvimento sustentado do país nos próximos anos. Mesmo encabeçando a lista dos estados mais ricos do Brasil, São Paulo tem déficits importantes na educação, observados tanto pelo lado dos alunos e da sociedade, quanto dos professores e profissionais, que lutam por melhores condições de trabalho. Adinan pretende desenvolver outros debates sobre o tema no oeste paulista durante o primeiro semestre de 2010.

O destaque das palestras de sexta-feira será o Programa Nacional de Formação de Professores, implantado pelo Ministério da Educação, conhecido como Plataforma Paulo Freire, voltado à capacitação dos professores da rede pública de ensino. Adinan apresentará todas as possibilidades para a participação dos docentes da região. O Programa Nacional de Formação de Professores visa formar 50 mil professores que atuam nas escolas públicas de São Paulo e não tem curso superior ou atuam em matérias diferentes daquelas em que são formados. Todos os cursos são gratuitos e os professores não precisarão passar pelo vestibular para entrar nas universidades públicas paulistas.