Comerciantes de Jales preferem FACIP de 5 dias

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Comerciantes de Jales preferem FACIP de 5 dias
Entendimento da maioria é de que é preferível uma grande festa de apenas 5 dias do que uma fraca de 10

A Facip acontece em um período em que as pessoas vêm de um acúmulo de despesas, iniciadas em dezembro, com o Natal e as festas de Ano Novo e que seguem em janeiro, com a lista de material escolar, IPTU e IPVA e em fevereiro, com o carnaval.
Isso faz com que em abril, depois da festa, o volume de inadimplência aumente, embora não tanto como alguns comerciantes costumam afirmar.
Esta é a avaliação de alguns desses empresários que continuam acreditando na grande festa da cidade como um bom momento para o comércio, pois as vendas aumentam, principalmente com o consumo de artigos relacionados ao evento e com o aumento do fluxo de turistas que circulam pela cidade e por várias pessoas ligadas a empresas que participam da feira.
FORMATO
Na avaliação de empresários como Wayner Pedrosa, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Jales, Onivaldo Simioli, Plínio Cavassana, Leandro Rocca Lima e outros, a Facip deste ano, mesmo com o novo formato, sem cobrança de ingressos e com apenas cinco dias de festa não deverá trazer muitas alterações no comportamento do consumidor em relação aos anos anteriores.
Eles são unânimes em afirmar que a Facip sempre foi uma grande festa e se antes era realizada em 10 dias, ela pode, perfeitamente, ser reduzida para cinco ou seis dias, desde que tenha boas atrações. É melhor ter grandes shows e eventos durante cinco dias do que uma festa fraca, em 10, afirmam esses comerciantes. (Fonte: Jornal de Jales)