Uma peregrinação à Itália, denominada Itália Vip, está sendo programada pelo padre Telmo Figueiredo, que escolheu aquele país por ser o que conta com mais tradições culturais cristãs, depois da Terra Santa. A viagem durará 14 dias, começando no dia 19 de setembro, um domingo, partindo no final da tarde, do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, com retorno programado para o dia 3 de outubro, também um domingo.
O grupo deverá ter no máximo 40 pessoas, para garantir conforto nos ônibus, além de uma boa assistência, na Itália.
Padre Telmo lembra que na Itália está o berço da civilização romana, suporte do crescimento do cristianismo e é o país que conta com o maior número de santos, além de ser o local onde se encontram 30% de todo patrimônio artístico e cultural do mundo, sendo que em Florença, a capital da Toscana, concentra-se 30% do patrimônio histórico italiano.
O padre Telmo será o guia brasileiro da viagem. Ele explica que viveu quatro anos e meio na Itália e já retornou várias vezes àquele país, depois de concluir seus estudos realizados em Roma. Além disso, sua própria formação religiosa focou muito a Itália, o que lhe deu embasamento tanto em relação à história do país, quanto à da Igreja, pois uma está ligada à outra.
Padre Telmo explicou que o nome Itália Vip não foi dado à peregrinação pelo fato de incluir apenas pessoas de muitas posses - ao contrário, a viagem está sendo facilitada para a classe média, com pagamento dividido em 15 parcelas de aproximadamente R$ 500, ou seja, um pouco mais de R$ 15 mil, por casal.
DIFERENCIAL
O pacote inclui hotéis quatro estrelas, com meia pensão (café da manhã e jantar) e todos os ingressos para museus e parques arqueológicos, com um guia local falando em português, em todos os locais que serão visitados.
Outra novidade é a inclusão da Sicília, uma região marcada pela cultura grega, onde estão preservados os mais belos templos em estilo grego fora da Grécia.
Padre Telmo também destaca que a viagem não será corrida, com o grupo passando a maior parte do tempo dentro do ônibus, como normalmente acontece. Isso porque será privilegiada a visita in loco aos locais mais importantes da Itália. Todas as visitas serão precedidas de informações culturais e religiosas, antes que o grupo chegue a cada um desses lugares.
O fato do líder da excursão ser o próprio padre Telmo cria outro diferencial, pois quando o guia é local, ele quer mostrar muito em pouco tempo e muita coisa fica sem explicação. Além disso, mais uma pessoa estará coordenando a viagem, ajudando a cuidar do grupo.