Se eu fosse presidente...

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Se eu fosse presidente...
Você já imaginou ocupar o lugar do Presidente da República? O sonho é um tanto quanto audacioso, mas como sonhar não custa nada, essa semana a jovem Sofia Barros Bozelli, de apenas dez anos, decidiu abandonar os brinquedos para “ser presidente por um dia”. A ideia surgiu enquanto brincava de princesa. Aos poucos a brincadeira ficou monótona e Sofia deixou sua imaginação ir mais além: “e se eu fosse presidente por um dia? O que eu faria para melhorar a vida da sociedade?
Com lápis e papel na mão, ela começou a traçar seu plano de governo, composto de 12 medidas:

1º Pôr mais radares nas rodovias e todo tipo de fiscalização
2º Impedir que famílias construam casas em áreas com risco de desmoronamento; providenciar abrigo para elas
3º Consertar asfaltos e calçadas
4º Oferecer saneamento básico a todos os lugares possíveis
5º Enviar ajuda para o Haiti: remédios, comida, água e motoristas
7º Criar mais organizações que deem assistência às famílias carentes
8º Criar mais organizações de proteção aos animais
9º Melhorar a fiscalização de fábricas de alimentos e de remédios
10º Levar a educação a todos os lugares
11º Impedir a caça e a pesca de animais nos períodos de reprodução
12º Só permitir o desmatamento mediante o reflorestamento

Enquanto Sofia elaborava seu “pequeno plano de governo”, foi surpreendida pela avó Cleide Motta Barros, que ficou impressionada com a atitude da neta. “É incrível como uma criança de dez anos pode ter essas ideias. Os pais deveriam incentivar esse tipo de iniciativa nos filhos. Fazer com que eles tenham esse senso de responsabilidade, de preocupação com o próximo, com a sociedade”, disse Cleide, que é professora primária aposentada.

Sofia vive no Rio de Janeiro e já morou na Itália quando tinha cinco anos. Nas férias, vem para Fernandópolis para ficar com os avós maternos. Com sotaque carioca, revelou ao CIDADÃO que não pensa seguir a carreira política quando crescer, nem ser bióloga como os pais. “Já pensei em ser modelo, mas depois que descobri que elas só tomam água e comem folhas de alface, não quero mais”.

Na casa dos avós, ela desfruta da tranquilidade do interior e tem a oportunidade de brincar livremente com a amiga Vithória, que desta vez não só brincou, mas ajudou a companheira carioca a elaborar ideias para o seu plano de governo. Na opinião de Vithória, plantar mais árvores na Amazônia, ajudar aos pobres e melhorar a educação também seriam boas alternativas.

Criatividade é o que não falta para as duas quando se juntam. Pena que as férias de Sofia terminaram e ela teve que voltar para o Rio essa semana. Quem sabe na próxima oportunidade a garotas retomem a brincadeira e elaborem novos projetos para o Brasil.