Estudantes dos 32 cursos de graduação da Fundação Educacional de Fernandópolis retornam às aulas no dia 1º de fevereiro. No mesmo dia, também recomeçam as aulas no FEF Teen Objetivo e na FEFtec (escola de cursos técnicos da FEF). Já os alunos da Pós-Graduação tiveram a primeira aula do ano no último sábado, dia 23 de janeiro. No total, são cerca de 9 mil alunos que estão retornando às aulas na Fundação.
Uma das novidades esse ano é a criação do Núcleo de Negócios, que vai reunir todas as atividades da Fundação nas áreas de Administração em Marketing, Economia e Ciências Contábeis, cursos que funcionam no câmpus III (no Shopping Center Fernandópolis). Outra mudança para os estudantes desta área é que os ingressantes nos três cursos terão noções básicas destas três áreas de atuação e, se quiserem, podem até mesmo mudar de habilitação no segundo ano da graduação.
O curso de Jornalismo e toda estrutura de laboratórios de Comunicação agora vão ficar mais perto desse centro de negócios e voltam a funcionar no câmpus III, no Shopping.
Os cursos da área de educação também vão funcionar em um mesmo câmpus neste ano. Todas as licenciaturas, inclusive Letras, História e Geografia, que estavam no câmpus IV, em 2010 vão funcionar no câmpus I, o que vai facilitar atividades conjuntas da área de Educação. Apenas o curso de Educação Física continua no câmpus III por causa da facilidade da estrutura com quadra de esportes.
No site da FEF (www.fef.br), o calendário acadêmico já está disponível para download. No documento, constam as semanas de provas e feriados previstos para este semestre.
Como nos anos anteriores, em 2010 o trote continua proibido na Fundação. Em todos os câmpus da FEF, a Polícia Militar vai dar apoio na segurança e ajudar na manutenção da ordem. A proibição do trote vem acompanhada de atividades de integração entre calouros e veteranos, que deverão estimular a confraternização com paz e cidadania, deixando de lado as humilhações e banhos de tinta. A campanha contra o trote vai incluir campanha de conscientização com cartazes, banners e faixas.
Os praticantes do trote serão punidos com sanções que podem chegar até a expulsão do aluno da instituição, além de encaminhamento do caso à polícia para apuração criminal do fato. Tais medidas constam na Lei Municipal nº 3.469, aprovada no ano passado em Fernandópolis.