Prefeitura orienta população sobre riscos que a chuva traz

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Prefeitura orienta população sobre riscos que a chuva traz
Em nota oficial distribuída à imprensa, a Prefeitura de Fernandópolis comunica à população que “é preciso manter-se alerta em alguns pontos da cidade que apresentam maior fragilidade ao excesso de chuva deste mês, que representa 30% do que choveu em todo o ano passado, segundo dados do Escritório de Desenvolvimento Rural de Fernandópolis, da CATI”.

A nota informa que a Diretoria de Obras e o Departamento de Serviços Públicos identificaram os principais pontos de alerta em que a população de Fernandópolis deve ter atenção redobrada.
REPRESA DA AVENIDA AUGUSTO CAVALIM

A represa da Avenida Augusto Cavalin está sendo monitorada, pois já atingiu sua capacidade máxima e corre risco de transbordar caso o volume de chuva não diminua. Todos os vertedouros estão abertos e a vegetação está sendo retirada diariamente para facilitar o fluxo da água.

Caso haja transbordamento da represa na Avenida Augusto Cavalim, os motoristas e pedestres devem evitem o local, até que a água desapareça da pista.

Também na Avenida Augusto Cavalin, no acesso à Fundação Educacional de Fernandópolis, uma cratera está se formando. A obra de recuperação já foi licitada, mas não foi possível iniciá-la devido ao mau tempo.

AVENIDAS LITÉRIO GRECCO E GETÚLIO VARGAS
Na Avenida Litério Grecco, no cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas, próximo ao Shopping Center Fernandópolis, o asfalto está prejudicado e apresenta buracos na pista. Também na Avenida Getúlio Vargas, próximo à Escola Técnica Paula Souza, no Jardim Paulista, o motorista precisa ficar atento. Nesta área a Prefeitura já licitou a construção de uma galeria, mas a obra está prejudicada pelo excesso de chuva.

AVENIDA DOS ARNALDOS
Na Avenida dos Arnaldos, no cruzamento com a Rua Leonildo Alvizi, excesso de água causou grandes buracos no asfalto. Na mesma avenida outros danos ao solo foram identificados, exigindo maior cautela de quem passa próximo ao Ribeirão Santa Rita.

CORINTO E PALMA MININEL
No Corinto, nos fundos da Unimed, uma residência está prejudicada pelo excesso de água. As diretorias de Obras e Bem Estar Social oferecem apoio e infraestrutura à família e ao imóvel atingido. A construção de nova galeria também está interrompida pelo mau tempo.

No Palma Mininel, na região dos fundos do Asilo São Vicente de Paulo, a erosão causada pela chuva prejudicou a galeria e danificou o asfalto.

ZONA RURAL
A Diretoria da Agricultura orienta que as estradas e pontes da zona rural do Córrego do Coqueiro, da Capivara, Graia, Pau Roxo, Neca Verdi, Água Limpa, Santa Rita e Aldeia merecem atenção especial dos motoristas, pois podem apresentar prejuízos devido ao excesso de água, devendo ser evitadas durante a chuva.

SERVIÇOS PÚBLICOS
Em todos os casos verificados, a Prefeitura através das diretorias de Obras, Serviços Públicos, Agricultura, Bem Estar Social e Defesa Civil está realizando acompanhamento contínuo.

A equipe de Serviços Públicos está sob alerta 24 horas em Fernandópolis, em parceria com o Corpo de Bombeiros, para atender qualquer eventualidade causada pela chuva.

As providências estão sendo tomadas, onde há viabilidade, mas na maior parte dos casos de estragos em infraestrutura os reparos estão interrompidos devido à chuva.

PODA DE ÁRVORES
A Prefeitura orienta à população que evite a poda de árvores neste período chuvoso, pois os galhos podem prejudicar o escoamento da água ao entupir as galerias.

VOLUME DE CHUVA
Segundo dados do escritório de Desenvolvimento Rural de Fernandópolis, em 2009 choveram 1658,9 mililitros, sendo 138% maior à média dos últimos dez anos em Fernandópolis. Somente em dezembro a chuva atingiu 347 mililitros. Em janeiro, já choveu 322,5 mililitros na cidade, que já representa 30% do que choveu no ano passado.

EMERGÊNCIAS
Em caso de necessidade, a população deve acionar o Departamento de Serviços Públicos pelo telefone 3465 60 70.