O lateral direito Maurinho (Mauro César Viriato Mendes) é a principal contratação do Pelotas, time gaúcho que disputa a divisão de elite do campeonato do Rio Grande do Sul.
O jogador passou pelos exames médicos, foi aprovado e assinou contrato de R$ 40 mil mensais. Aos 31 anos (nasceu em Fernandópolis em 1978 e começou a carreira no Fefecê) Maurinho espera recuperar o terreno perdido nos últimos três anos, quando uma cirurgia de joelho mal-sucedida o afastou dos gramados.
Na época, ele jogava no Cruzeiro de Belo Horizonte, onde foi campeão brasileiro em 2003. No ano anterior, ele havia chegado ao mesmo título pelo Santos Futebol Clube.
Também em 2003 Maurinho foi convocado para a seleção brasileira para disputar a Copa das Confederações na França. O técnico era Carlos Alberto Parreira. No auge da carreira, veio a contusão no joelho direito, a cirurgia e a transferência para o São Paulo, em cujo Refis o atleta passou longa temporada.
Maurinho passou meses treinando com atletas juvenis e juniores no Centro de Treinamentos de Cotia, mantido pelo tricolor. Agora, finalmente recuperado, ele espera resgatar parte do tempo e do prestígio perdidos.