Você acredita que as formigas são amigáveis, bonitinhas, pequenas não fazem mal?Que elas podem até ajudar a manter a limpeza nas áreas onde estão instaladas? Cuidado isso é puro mito!
As formigas domésticas são tão ou mais perigosas para a saúde como as baratas, alerta a APRAG Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas. A diferença é que elas não causam o mesmo asco e temor, por serem pequenas e não terem aspecto nojento. No entanto, elas têm a mesma capacidade de contaminar alimentos e ambientes com agentes patogênicos que as baratas e são ainda mais difíceis de serem eliminadas. Passam por lugares contaminados, como lixo e esgoto e levam organismos patogênicos para dentro de sua casa, podendo acarretar diversas doenças, principalmente as relacionadas com problemas gastrointestinais, como diarréia e vômito.
As formigas se proliferam e atingem a infestação de um ambiente quando encontram:
Disponibilidade de alimentos restos, lixo e até resíduos nas mesas.
Abrigo paredes com tijolos vazados, brechas na construção e equipamentos eletrônicos (principalmente televisores e computadores);
Acesso vãos estruturais, frestas janelas.
A principal forma de controle é a prevenção. A manutenção de um ambiente sempre limpo e a eliminação de pontos de entrada ou de abrigo são as melhores armas contra as formigas. Quando se observa uma infestação, o primeiro passo deve ser procurar ajuda de uma empresa especializada.