O 1º Distrito Policial de Fernandópolis vai instaurar um inquérito nessa segunda-feira, 18, para apurar denúncias feitas por compradores de diversas partes do país sobre uma loja virtual, com sede em Fernandópolis, que estaria aplicando golpes em consumidores.
O caso começou a ser investigado pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais) em dezembro de 2009. As vítimas que se identificaram cerca de 15, de vários pontos do Brasil (Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Santos) fizeram boletins de ocorrência denunciando o suposto crime e aguardam providências.
A loja virtual cujo site está inativo há uma semana atraía os consumidores pelos produtos com preços abaixo dos comercializados por outras empresas. A DIG chegou a intimar o empresário A.A.G., mas ele não compareceu.
Segundo a polícia, o comerciante é de Araçatuba, não se encontra mais na cidade e também não atende o celular. As vítimas também já tentaram entrar em contato por e-mail e telefone, mas não há retorno.
A.A.G. era correntista de uma agência bancária em Fernandópolis. Nesta quinta-feira, um funcionário do banco, que substitui o gerente geral (em férias), disse que a conta foi encerrada e que eles não são autorizados a passar quaisquer informações dos clientes.
As vítimas se mobilizam para tentar solucionar o problema. Na internet, diversos consumidores têm divulgado o suposto golpe e orientado a outros a não comprarem. Alguns chegaram a enviar e-mail para a redação de CIDADÃO. Leia alguns depoimentos:
Escrevo para informar que uma empresa da cidade de Fernandópolis lesou centenas de clientes praticamente em todo o país. Sou do Rio de Janeiro e comprei uma máquina digital no valor de 300 reais. A loja virtual vendeu inúmeros produtos, recebeu os pagamentos, não entregou, não respondeu e-mails, não atendeu telefones e o dono sumiu. Nós, os enganados, estamos nos mobilizando para ver o que se pode fazer. Todos os lesados estão desesperados, pois muitos perderam mais de R$1 mil (K.H. Rio de Janeiro RJ)
Quero denunciar a FERSHOP, loja virtual de Fernandópolis. Sou de Salvador, Bahia. Comprei uma câmera digital no Natal e agora percebi que caí num golpe. Estou entrando em contato com outras pessoas para tomarmos conjuntamente medidas e reagirmos ao crime. Por ser uma loja virtual bem anunciada e veiculada, até há pouco, em diversos sites, imagino que eles tenham enganado um grande número de pessoas pelo Brasil. O pagamento nunca aparece como confirmado no sistema da loja. Enviei mensagem por e-mail para eles e não obtive resposta, e os telefones disponíveis no site não atendem - caem em caixa de mensagens (D.P. Salvador BA)