A Casa Aprender, inaugurada nessa quinta-feira, atenderá 150 pessoas
A população de Fernandópolis ganhou na manhã dessa quinta-feira, 14, a Casa Aprender, um novo espaço para geração de renda e inclusão social que vai oferecer cursos de capacitação para complementação da renda familiar e que dêem oportunidade de qualificação profissional.
A Casa Aprender funcionava na sede da Diretoria do Bem Estar Social, através do projeto Casa Escola. Devido à grande demanda, a Prefeitura decidiu buscar um espaço mais amplo para dar melhor atendimento a estas pessoas.
Para tanto, o Fundo Social de Solidariedade reestruturou o projeto e celebrou convênio com o Estado para viabilizar a compra de equipamentos que oferecessem maior infraestrutura ao local. Lavatórios, cadeiras, secadores, espelhos e outros adereços foram comprados para a Casa.
Alguns alunos fizeram questão de comparecer à inauguração da Casa Aprender que foi instalada na Avenida Francisco Costa, 1096, esquina com a rua Paraíba, no Jardim Independente.
Com o novo espaço, os participantes vão adquirir conhecimento teórico e prático nos mais variados tipos de cursos de qualificação profissional. Tais como noções básicas de cabeleireiro, manicure e pedicure, unhas artísticas, maquiagem e massagem. A meta é formar 150 pessoas a cada seis meses, de acordo com Diretora do Bem-Estar Social Flávia Resende.
O foco do programa, segundo o prefeito Luiz Vilar, é atender às famílias inseridas nos Programas de Geração de Emprego e Renda, garantindo novas oportunidades de qualificação e capacitação profissional.
Serão oferecidas também técnicas, dinâmicas individuais e de grupo, além da promoção dos trabalhos realizados pelos alunos em espaços públicos e privados. O projeto Casa Aprender busca também incentivar a formação de grupos para a integração dos alunos junto a outros projetos sociais, onde eles possam praticar as atividades aprendidas.
As inscrições para participar do projeto podem ser feitas nos CRAS (Centro de Referencia e Assistência Social) ou direto na Casa Aprender.