Semelhante ao comércio que fecha para balanço, depois renova seu estoque e investe em novos produtos para início de nova temporada, assim ocorre com as pessoas no final e início de cada novo ano. Esta semana, a equipe de reportagem de CIDADÃO foi às ruas para saber quais os planos e sonhos que não foram possíveis realizar em 2009 e o que é esperado para 2010.
Foram ouvidos seis homens e seis mulheres, aleatoriamente, que passavam por ruas centrais da cidade. A maioria lamentou não ter conseguido alcançar boa parte das metas estipuladas em 2009 e se revelaram animados para correr atrás do prejuízo no novo ano. Entre os planos elencados por elas estavam ganhar mais dinheiro, quitar dívidas e ampliar, construir ou reformar a casa.
Alguns apostam ser este um ano de grandes conquistas, enquanto outros, menos otimistas, não esperam muito de 2010. É o caso do motorista Marcelo Viali, do encanador Israel de Souza e do funcionário público estadual aposentado Martins Costa. Para eles, as tragédias que marcaram o início do ano, aliadas à crise econômica que persiste, são indícios de um ano ruim. Já um terceiro grupo prefere não fazer planos e simplesmente tocar o barco da vida para onde o vento destino levar. Confira os depoimentos dados por eles:
Pretendo ampliar minha casa e quitar as prestações do carro. Para alcançar essas metas eu tenho economizado, procurado gastar menos para sobrar mais dinheiro no final do mês. No ano passado o meu sonho foi o de trocar meu carro, eu consegui. Agora neste ano quero quitar essas prestações. O que eu não consegui cumprir foi aumentar minha casa, acabei deixando esse sonho para 2010. Emerson Ribeiro, 33, Auxiliar Contábil.
Ter planos para 2010 a gente até tem, o duro é conseguir concretizar. Tenho muitos sonhos, mas o principal é terminar de construir minha casa, o difícil vai ser conseguir porque a burocracia é demais. Tudo é muito caro. Em 2009 fiz muitos planos, mas não consegui cumprir, porque fiquei esperando promessas de pessoas que não cumpriram. Esse ano vou fazer diferente, vou tentar fazer sozinho. Marcelo Viali, 45, Motorista
Não tenho nenhum plano para 2010 ainda. Não tenho nada em mente. Em 2009 também não tive, pois a vida e o país estão muito difíceis. É crise econômica, escândalos políticos. Para não falar que não tenho nenhum sonho, espero conseguir pagar as contas em 2010. Em 2009 acabaram ficando algumas para trás. Israel de Souza, 44, Encanador
Por enquanto não tenho nenhuma meta e não espero muita coisa boa para 2010.Estou desiludido para esse ano. Já 2009 foi um ano muito bom, tive muitas conquistas. João Martins Costa, 56, Funcionário Público Estadual aposentado.
O único plano que fiz até agora foi o de conseguir terminar minha faculdade e comprar um carro. Já quanto a 2009, não estipulei nenhuma meta e não fiz nenhum plano maior. Mas acho que o ano passado foi um ano muito bom, pelo menos para mim. Marcelo Henrique dos Santos, 21, Educador Físico.
Comecei o ano bem, passei em um concurso da Polícia e em maio vou embora para São Paulo. Agora pretendo me dedicar a isso, vou ficar dois anos na capital; depois, só Deus para saber para onde vou. Em 2009, consegui traçar metas, conquistei algumas e outras não. Tentei passar em um concurso do Fórum e não consegui, mas passei nesse da Polícia e terminei minha faculdade de Ciências Contábeis. Alex dos Santos Souza, 21, Contador.
Faço salgados há muitos anos e tenho certeza de que este vai ser um ano de vitória para mim, vou vender muito mais. Quero investir em mais alguma coisa, ter mais opções. Já vi em uma loja um freezer novo para poder ajudar no meu trabalho. Em 2009 também tracei metas e tive vitórias. Estou bem otimista de que vou conseguir, pois sou uma pessoa de muita fé. Nilce Maria de Campos Brombati, 47, vendedora de salgados.
Não fiz grandes planos para 2010, mas uma das minhas metas é cuidar mais da saúde. Pretendo emagrecer e fazer uma cirurgia. Para concluir esse sonho tenho procurado ter uma alimentação mais saudável, que é algo que nunca fiz. Em 2009 tentei começar uma construção, mas não foi possível, acabou passando o ano e não consegui. Pretendo continuar tentando em 2010. Vilma Cavalini, 38, Dona de Casa.
Em 2010 pretendo ganhar bastante dinheiro através do meu trabalho, sou manicure. Acho que todo mundo está correndo atrás disso, não é? Em 2009 eu não tracei nenhuma meta especial, foi um ano em que eu trabalhei bastante, tive muita saúde, etc. Neste ano pretendo repetir a dose, Carmen de Fátima Santana, 50, Manicure.
Quero ter um futuro bom, espero que Deus me dê forças e saúde para poder trabalhar. Agora, quanto a ganhar mais dinheiro em 2010, acho que isso é o que o todo mundo deseja. Em 2009 tentei realizar o sonho da casa-própria, mas não consegui. Então espero que em 2010 eu consiga. Rosana Ribeiro, 37, Auxiliar de Enfermagem.
Eu casei em 2010, no dia 2, mas eu não planejei nada, aconteceu. Para 2010 não planejei nada ainda, mas muito dos meus planos eu realizei em 2009, eu comprei a moto que eu queria, comprei minha casa, tive filho. Então o ano passado foi muito bom para mim, o meu desejo é que as coisas boas continuem acontecendo em 2010, e o que vier é lucro. Adriana Oliveira dos Santos, 31, Auxiliar Administrativo.
Em 2010 eu quero ganhar muito dinheiro e ser muito feliz. Para isso eu tenho trabalhado mais e economizado mais. Já quanto à questão da felicidade, tenho me dedicado mais à minha família e à vida religiosa. Acredito que o quesito felicidade está muito ligado à família, se ela estiver bem, com certeza estaremos também. Em 2009 acabei traçando planos e não cumprindo, mas espero cumpri-los todos em 2010 Silmara Lopes de Souza, 40, Vendedora.