Fernandopolenses cruzam 23 Estados para atender doentes

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandopolenses cruzam 23 Estados para atender doentes
“Medicina humana para quem realmente precisa”. Foi imbuído desse sentimento que o casal de médicos Danielle Bouhid Bertolini, 34, e Carlos Alberto Maknavicius, 39, abandonou tudo para cuidar de doentes nas cidades mais miseráveis do país. Mesmo estabilizados profissionalmente, eles sentiam falta de realizar a medicina que tinham idealizado quando se formaram.

O primeiro passo foi localizar no site das Nações Unidas a lista de municípios que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e traçar uma rota. Em seguida eles se demitiram dos empregos, venderam tudo o que tinham e compraram um jipe. “Como a ideia era visitar lugares de difícil acesso, precisávamos de um carro que pudesse nos levar a qualquer lugar. Dessa forma conseguimos visitar pessoas que têm dificuldades de chegar até o posto de atendimento”, disse Danielle.

Para colocar esse sonho em prática, eles criaram a ONG Médicos da Terra e obtiveram o patrocínio de duas empresas. A primeira parte do projeto - que teve início em 2007 - terminou somente esse ano. Eles percorreram 23 estados brasileiros - mais de 100 mil quilômetros – cuidando, gratuitamente, de doentes.

O casal chegou a atender a jovens que nunca haviam visto um médico na vida, a homens que se consideravam inválidos por ignorar que suas doenças tinham cura, a mulheres que haviam acabado de perder seus bebês e a crianças com vermes e piolhos.

“O nosso susto foi ver que 95% das pessoas na zona rural têm esgoto a céu aberto, evacuam atrás da casa e tomam a mesma água onde lavam a roupa e que os animais bebem, não lavam as mãos nem os alimentos. Tivemos que ensinar coisas bem básicas”.

A dupla pretende levar o projeto a vários países. A programação é dividida em cinco fases: A primeira, que já foi concluída, atendeu aos brasileiros, a próximas etapas serão: América do Sul, Central e México (2ª etapa); Europa (3ª etapa), África (4ª etapa) e Ásia e Oceania (5ª etapa).

No final de outubro eles foram convidados pela equipe do Programa do Jô da TV Globo para falar sobre o trabalho. O programa – cuja data ainda não foi definida - será exibido em dezembro.