No último sábado, dia 12, os alunos do terceiro semestre do curso de Engenharia Civil da Unicastelo tiveram que desenvolver um trabalho, no mínimo curioso, para atender à solicitação do professor Nelson Florentino, que ministra a matéria Elementos de Mecânica das Estruturas.
Divididos em grupos, os alunos tiveram que construir pontes cujo principal elemento foi o macarrão, além de cola quente, araudite, durepox, etc. O desafio era que a ponte vencesse um vão de um metro e meio através do sistema de treliças. Segundo o professor, o macarrão reúne as características de ser frágil e fino e quando comprimido, perde sua estabilidade (fenômeno da flambagem).
O objetivo é dar aos alunos a sensação estrutural de um projeto, além de despertar o espírito de grupo. A criatividade e o empenho na aplicação da atividade proposta também foi analisada, complementou Florentino.
Algumas das pontes de macarrão, que possuíam em sua estrutura o máximo de cinco quilos, foram projetadas para suportar até 80 quilos. Para aferir a eficiência, primeiramente o projeto foi exposto a um peso de cinco quilos durante vinte segundos e depois mais cinco quilos a cada dez segundos, até chegar ao peso proposto.
A ponte de macarrão que demonstrou maior desempenho foi a Alma Cheia, nome dado pelos integrantes do grupo formado por Ariel, João Luis, Paloma e Wilian, que disseram ter trabalhado durante seis dias na confecção do projeto.