O trabalho, realizado simultaneamente em todo o país, promoveu em Fernandópolis 118 audiências, com 30 acordos
Aconteceu do dia 7 ao dia 11 deste mês, a Semana Nacional da Conciliação, trabalho conjunto realizado pelo Poder Judiciário em todo o país, que tem como objetivo resolver os mais variados processos, através de um mutirão de audiências.
Em Fernandópolis, através da ação conjunta entro o Poder Judiciário local e o curso de Direito da Unicastelo, foram realizadas pela Justiça Cível 118 audiências, sendo 75 audiências realizadas no Setor de Conciliação e 43 no Cartório Anexo Juizado Especial de Cível, setores instalados no Núcleo de Prática Jurídica da Unicastelo. As audiências resultaram em 30 acordos, um percentual de 25,42%, em ambos os setores. Proporcionalmente, a área de direito de família obtive a maioria das composições.
Foram envolvidos diretamente na ação em Fernandópolis os magistrados Dr. Alceu Corrêa Júnior e Dr. Maurício Ferreira Fontes, a 45ª Subsecção de da OAB/SP de Fernandópolis, representada por advogados conciliadores, discentes conciliadores do curso de Direito da Unicastelo, bem como os colaboradores da universidade e do Poder Judiciário.
Segundo Alessandra Gimene Molina, supervisora do Núcleo de Prática Jurídica da Unicastelo, o envolvimento de toda a população fernandopolense na Semana Nacional da Conciliação é de suma importância, pois através dela há a possibilidade de resultados satisfatórios às partes litigantes, que têm a possibilidade de resolverem mais rápido e da melhor forma os seus litígios, em um curto espaço de tempo. Ela destaca ainda que em Fernandópolis, através desses dois setores de conciliação instalados no Núcleo de Prática Jurídica, as soluções dos litígios cíveis acontecem semanalmente.
Em todo o Estado de São Paulo, foram realizadas, em primeira instância, 11.732 audiências e obtidos 4494 acordos, o que representa um percentual de 38,31%. Durante o período da Semana de Conciliação, foram atendidas 28071 pessoas. Na segunda instância, foram realizadas 213 audiências, que resultaram em 72 conciliações, um percentual de 33,80%. Participaram da Semana Nacional da Conciliação, em todo o estado, 1651 magistrados, 1869 conciliadores e 2040 colaboradores.