Em viagem à São Paulo esta semana, o prefeito Luiz Vilar esteve na Secretaria de Educação do Estado, solicitando recursos para reparos, adaptações e construções nos prédios das escolas de ensino fundamental Ivonete Amaral da Silva Rosa, Coronel Francisco Arnaldo da Silva, Pedro Malavazzi e Professor João Garcia Andreo , que serão transferidos para o município através da parceria Município/Estado.
O objetivo é garantir plenas condições de funcionamento das unidades escolares, trazendo mais qualidade para o ensino fundamental.
As quatro escolas passarão por reformas e ampliações e seguirão o padrão já posto em prática nas demais unidades do município. Os investimentos para execução das melhorias seguem estudo feito pela Diretoria da Educação que avaliou, junto aos diretores, professores e funcionários, as necessidades de cada escola.
O projeto teve início pelas unidades que estão em áreas com maior demanda escolar. Todo estudo foi feito em parceria com professores e funcionários que apontaram as necessidades de cada escola. As unidades foram visitadas junto com a equipe da Diretoria de Obras que ouviu as reivindicações e buscou as melhores soluções para cada realidade.
As reformas consistirão na ampliação do número de salas, aumento do espaço para aulas e atividades recreativas, melhor estrutura para atendimento dos alunos, entre diversas outras melhorias de infraestrutura e acomodação.
O prefeito Luiz Vilar explica que o plano de melhorias dos prédios para a educação municipal prevê ainda a construção, nas unidades, de novas bibliotecas, sala de coordenação, videoteca e refeitório. Com a transferência da gestão de ensino em 2010, as escolas terão a capacidade de atendimento ampliada, melhorando a infraestrutura para as aulas e para o trabalho dos funcionários, enfatiza o prefeito.
Na escola Professor João Garcia Andreo o projeto prevê vinte melhorias, entre elas o projeto de acessibilidade para alunos com necessidades especiais, paisagismo, construção de depósito de material pedagógico e de novos banheiros masculino e feminino, além de pintura interna e externa.
Já a escola Pedro Malavazzi serão mais vinte e duas adequações como a fechamento da lateral da quadra coberta, construção de refeitório, e substituição das instalações hidráulicas e elétricas.
Na Coronel Francisco Arnaldo da Silva foram identificadas melhorias como a construção de uma nova biblioteca e um novo refeitório, além de um espaço para depósito de material de limpeza. Ao todo serão vinte e quatro melhorias no prédio.
A escola de ensino fundamental Ivonete Amaral da Silva Rosa também receberá sistema de proteção contra descargas atmosféricas, de combate a incêndio e drenagem de águas pluviais em todo o terreno.