Aos 84 anos, Dalila ainda acompanha a vida política da cidade

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Aos 84 anos, Dalila ainda acompanha a vida política da cidade
Dalila Pereira Silva Souza, 84, é filha de um dos fundadores da cidade, João Pereira Zequinha. Eles vieram da Bahia para cá em 1939, João e sua esposa Rosa Pereira Filipe, tinham dez filhos, cinco homens e cinco mulheres.

Dalila conta que Fernandópolis não tinha nada, sequer um cartório. Seu pai, por ter sido prefeito de Guanambi – onde moraram na Bahia – sempre estava envolvido em questões políticas, era um grande orador, segundo a filha. Levantava às 5h para ler jornal. No município, atuava como rábula, juiz de paz e corretor.

Algumas de suas características foram herdadas pelos filhos. Dalila, por exemplo, aos 84 anos, faz questão de acompanhar a vida política da cidade através da leitura diária de jornais da cidade.

“A primeira coisa que gosto de fazer é ler. Saber as coisas do prefeito, como está indo, o que ele está fazendo. Leio os jornais todos os dias, meu filho Guilherme traz para eu ler. Também assisto aos noticiários da TV”, disse.

Dalila é viúva e mora sozinha, mas está sempre acompanhada da amiga Nair. Juntas elas fazem caminhada pela manhã, crochê, tricô e ajudam uma à outra nas necessidades. Uma amizade de longos anos.

Mas o grande prazer de Dalila é ver a casa cheia dos filhos, netos, genro e nora para poder pôr em prática uma das coisas que faz de melhor: cozinhar. É na cozinha que ela se satisfaz, o que mais gosta de fazer é carne recheada. Mas se alguém surge na sua casa de repente, tem sempre um bolo ou um doce na geladeira à espera de alguma visita.

Sempre foi assim, conta a filha Diva da Silva Souza Fagnani. “Meus pais sempre foram muito acolhedores, hospedeiros. Se chegava uma visita em casa, mesmo fora de hora, eles corriam para cozinha par fazer comida e tinha que comer. Sempre fizeram amigos com muita facilidade. Não tinha quem não gostasse deles”.

Tal qual o dito popular “filho de peixe, peixinho é”, os filhos (Diva, Dagmar e Guilherme) também herdaram as qualidades dos pais. A simpatia, benevolência e ar amistoso também “pairam” sobre eles.

Dalila diz ser uma pessoa realizada, pois sempre gostou de crianças e pôde realizar um dos seus maiores sonhos que é ter filhos. Através deles também realizou outro sonho, o de ter netos. Agora, seu maior desejo é poder ainda ter alguns anos de vida para ver os bisnetos.