Mostra Literária premia 64 vencedores

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Mostra Literária premia 64 vencedores
O 11º Concurso Literário “Filhos da Terra” premiou na última terça-feira, 10, no Teatro Municipal, 64 vencedores com certificados, medalhas, troféu coruja e um exemplar do livro com 92 produções que, este ano, possui registro na Biblioteca Nacional.

A primeira edição deste projeto foi implantado em 1995 na primeira gestão do prefeito Luiz Vilar e da atual Diretora Municipal de Cultura Iraci Pinotti. Mas somente este ano, eles conseguiram publicar as produções literárias em um livro que fosse registrado na Biblioteca Nacional e tivesse o ISBN (International Standard Book Number), um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição.

Participaram do concurso: 25 escolas do ensino fundamental e médio - sendo 13 de escolas estaduais e cinco municipais - quatro colégios particulares; uma faculdade e pessoas sem vínculo com entidades educativas.

Foram entregues 23 troféus-coruja para os vencedores do primeiro lugar (12 poemas e 11 prosas); 22 medalhas de segundo lugar (12 poemas e dez prosas) e 19 medalhas para o terceiro lugar (dez poemas e nove prosas).

Outra inovação que o concurso trouxe esse ano foi a premiação de professores com maior número de alunos classificados. Nos anos anteriores, apenas os alunos eram premiados e ganhavam destaque na noite de entrega de prêmios.

No total, 40 professores tiveram seus trabalhos classificados, através de textos de alunos, mas apenas cinco com maior classificação foram premiados. São eles: Letícia de Moraes Ribeiro Cabreira, que teve nove trabalhos classificados, sendo seis pela escola Professor Antônio Tanuri e três pela FEF Teen; Rosa Maria Pessota, com seis trabalhos classificados – quatro pelo Colégio Coopere e dois pela Escola Coronel; Ana Lúcia Caparroz Gomes, que teve cinco trabalhos classificados pelo Colégio Anglo; Gisele Trídico Arroio, com cinco trabalhos classificados pela Escola Ferrari e Juliana Cristina Ortolan Buosi, que teve quatro trabalhos classificados pela Escola ETEC de Fernandópolis.



Alunos e professora da Escola Tanuri são destaque em concurso


Umas das escolas que ganhou maior destaque no 11º Concurso Literário Filhos da Terra foi a Escola Professor Antônio Tanuri. A escola – que está localizada na periferia da cidade - teve sete trabalhos de alunos classificados e ficou atrás apenas do Colégio Anglo, que obteve oito.

Outro destaque foi a classificação da professora Letícia de Moraes Ribeiro Cabreira (docente das escolas Tanuri e FEF Teen), que teve o maior número de produções premiadas no concurso, nove no total. Destes, sete foram pela Escola Tanuri.

“Pra mim foi uma surpresa, ainda estou em estado de graça, principalmente por se tratar de uma escola com tantas dificuldades, como a Escola Tanuri. Na quarta-feira, os alunos premiados levaram as medalhas e livros e desfilaram por toda escola e foram aplaudidos. Todos me abraçaram, fizemos uma grande festa. Foi o meu presente de Natal”, disse.

No ano passado, a escola realizou um sarau de poesia para incentivar os alunos ao hábito da leitura e escrita. Este ano, para preparar os estudantes para o Concurso Literários “Filhos da Terra”, Letícia trabalhou em sala de aula recortes de filmes, leitura de poesias, jornais, contos, crônicas, músicas com diferentes temas. Após a premiação do concurso, vários alunos vieram relataram para a professora que para o próximo ano vão se esforçar mais para serem selecionados.

“Esse anos o Concurso Literário resolveu também premiar os professores, deram ênfase ao professor e isso estimula. A sala de aula não está fácil e quando você vê um resultado desses a gente fica maravilhada. Isso é o que me da força pra prosseguir”, afirmou Letícia.