Um fugitivo do Instituto Penal Agrícola (IPA) de São José do Rio Preto, M.M.F., 45, foi recapturado pela Polícia Militar de Fernandópolis nessa quarta-feira, 9, por volta das 8h, enquanto recebia atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Vila Regina.
As funcionárias ficaram em alerta depois que perceberam que ele estava sob o efeito de entorpecentes. Ele não parava na cadeira, caía toda hora, então o colamos em uma maca em uma sala para deitar. Quando entrei na sala ele estava mexendo nos kits de curativo, aí demos por falta de uma tesoura pontiaguda, disse uma funcionária.
Logo em seguida, a mãe de M. apareceu na UBS à sua procura e pediu para que chamassem a polícia, pois ele havia ameaçado de morte ela e seu esposo. O fugitivo foi chamado para ser atendido e - quando a médica saiu da sala, alegando que ia buscar seu prontuário os agentes policiais entraram e o renderam. A tesoura foi encontrada em sua cintura.
A PM, ao fazer uma pesquisa via Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), constatou que se tratava de um condenado, procurado pela Justiça e que havia se evadido do IPA de São José do Rio Preto no último dia 8. A ocorrência foi registrada no 1º Distrito Policial e o fugitivo encaminhado à Cadeia Pública de Guarani D´ Oeste.
Esse foi o segundo fugitivo do IPA recapturado pela Polícia de Fernandópolis esse ano. O primeiro foi no mês de outubro. W.C.M., 29, foi encontrado em um consultório médico na área central da cidade. Junto com ele estavam sua mulher e um rapaz de 20 anos de idade, D.M.S., egresso a um mês do Centro de Detenção Provisória de Rio Preto.
O fugitivo alegou à secretária do consultório que estava com depressão e precisava marcar uma consulta. Ele foi preso após uma denúncia anônima e encaminhado à Cadeia Pública de Guarani D´ Oeste.
Segundo a polícia, tinha um ano que ele havia sido preso por estelionato e há seis meses estava no Instituto Penal. W. tinha sido liberado temporariamente no feriado do Dia das Crianças para visitar a família, mas não retornou.