As chuvas que caíram em Fernandópolis nesse final de semana atingiram 115mm, a maior quantidade já registrada nos últimos três anos no mês de dezembro pelo pluviômetro da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), subordinada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Nos primeiros sete dias do mês de dezembro foram 152mm registrados.
Para tomar conhecimento dos estragos ocasionados na Zona Rural pelas fortes chuvas do final de semana, a Diretoria da Agricultura está fazendo um levantamento para constatar os problemas gerados nas estradas rurais do município de Fernandópolis.
Até o momento duas estradas rurais estão interditadas: a estrada da Comunidade do Coqueiro e a estrada que liga o Recinto de Exposições ao bairro da Brasilândia; essa estrada faz fundo com a escola agrícola Melvis Jones. O problema foi agravado em virtude das pontes das duas estradas terem rodado com as chuvas do mês setembro havia desvios nesses locais. A medida foi tomada para segurança dos produtores e da comunidade rural que faz uso diário das estradas.
Com o levantamento, a Defesa Civil será acionada, para que medidas emergenciais sejam realizadas na Zona Rural e também na Zona Urbana. O ano de 2009 foi atípico com relação às fortes chuvas - primeiro em fevereiro, depois setembro e agora dezembro. Com essa freqüência, as estradas rurais sofrem grandes estragos, mas os produtores e a comunidade rural podem ficar tranqüilos, pois temos uma equipe à disposição para atender os produtores, enfatiza o diretor da Agricultura Marcos Mazeti.
Para solucionar os problemas com os desvios, foi protocolado um pedido de recursos ao Estado para a implantação de pontes nas estradas. A solicitação já foi encaminhada pelo prefeito Luiz Vilar e aguarda a liberação da verba.
Em 2008, registraram-se em dezembro apenas 47mm. Foram 68mm a menos que neste ano. Dezembro é considerado, pela CATI, um dos meses em que há menor registro de chuvas. Por isso, 2009 está sendo um ano atípico se comparado aos últimos três anos.