Agradecer a Deus por todas as conquistas, vitórias e até mesmo pelos problemas, foi o que fizeram os professores, alunos, diretores e toda equipe da escola Professor Antônio Tanuri, nessa quinta-feira, 26, ao comemorar o Dia de Ações de Graça.
A cor branca - que simboliza a paz e a harmonia - foi escolhida para trajar a todos. Uma blusa, um boné, uma calça ou um jaleco na cor branca era o suficiente para se unir ao demais e declarar: agradecemos a Deus por ter uma escola de grande potencial!
Diversas apresentações foram realizadas durante toda manhã no pátio da escola. Conjuntos e pessoas escolhidas a dedos para mostrar aos alunos e à comunidade que problemas existem mas podem ser superados com muita garra e força de vontade.
A prova disso ficou logo evidente com a apresentação de um conjunto musical da Associação de Deficientes Visuais de Fernandópolis (ADVF). Com violão e instrumentos de percussão eles animaram a garota, cantando do pagode ao rock.
Um casal muito animado e talentoso da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), Judite e Pereira, também fizeram questão de se apresentar aos jovens e dizer que não há limites ou idade para quem sonha e tem força de vontade.
Foram muitas as apresentações, jograis, danças, homenagens, poemas e uma palestra com o pastor da 1ª Igreja Batista de Fernandópolis e historiador Edejuner Rodrigues de Carvalho, que falou sobre o tema mudança de vida.
Edejuner que coordenou um trabalho de princípios bíblicos com os alunos da escola há um ano contou sua experiência de vida. Falou do seu envolvimento na adolescência com o mundo do crime, das consequências e riscos que assume a pessoa que opta por uma vida dessas e falou também da felicidade e vida longa de quer opta por seguir o caminho da paz e do amor, que foi o que ele escolheu.
Para incentivar os alunos à pratica do bem, a escola realizou durante todo ano, ações filantrópicas com entidades carentes da cidade. No próximo dia 15, os adolescentes acompanhados dos professores promoverão uma grande festa no Lar São Vicente de Paulo (Asilo). Bolos, salgados e presentes já estão sendo providenciados para deixar o dia dos velhinhos mais alegres.
Os estudantes arrecadaram esse ano leite e alimentos para a Associação de Voluntários no Combate ao Câncer de Fernandópolis (AVCC). Para o próximo ano, outras ações estão sendo programadas.
Por esse e outros motivos que a escola se empenhou para comemorar o Dia de Ações de Graças, que contou com o apoio da Diretoria Regional de Ensino de Fernandópolis. Marcou presença no evento Rosângela Caparroz, que representou a dirigente regional de ensino, Adélia Menezes.
Sobre o Dia de Ações de Graça
Os primeiros Dias de Ação de Graças na Nova Inglaterra eram festivais de gratidão a Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é festejado no outono, após a colheita. O primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1620. Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta em relação a anos anteriores, uma festividade foi marcada no início do outono de 1621. Em 1863, o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a quarta e quinta-feira da terceira semana do mês de novembro seria o dia nacional de Ação de Graças. No Brasil, o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, através da lei 781, de 17 de agosto de 1949.