O Departamento de Polícia Federal realizou nesta quarta-feira, 25, das 9h às 16h, no Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Fernandópolis a Campanha do Desarmamento com o objetivo de regularizar as armas de fogo que estão em poder da população. Aconteceram 83 renovações de registros. Cinco armas foram entregues à PF, e serão destruídas, como prevê o Estatuto do Desarmamento.
Em Fernandópolis atingimos a nossa meta, pois fizemos o maior número de renovações, em comparação com a, enfatiza o Delegado Chefe da Polícia Federal de Jales, Vinicius Faria.
Durante todo o dia, no antigo endereço da prefeitura, à Rua São Paulo, os fernandopolenses entregaram, registraram ou renovaram o registro de arma de fogo, gratuitamente. Não foram realizados testes de capacidade técnica e de aptidão psicológica.
Armas de fogo, de uso permitido, ainda não registradas, também podem ser regularizadas até o dia 31 de dezembro em uma das Agências dos Correios, mediante a apresentação do RG, CPF, comprovante de residência e ainda, dos dados da arma de fogo (número de série, espécie, calibre, marca) ou registro estadual se for o caso. A arma deve permanecer na residência do cidadão, não devendo ser levada para a agência dos Correios.
É importante lembrar que até o dia 31 de dezembro será permitido fazer o registro sem custo; após esta data, quem possuir qualquer arma de fogo não regularizada estará cometendo crime de posse ilegal de arma, com pena que varia de 1 a 3 anos de reclusão, além de multa.
Outras informações poderão ser obtidas no site www.dpf.gov.br ou pelo telefone 3621 6344.