A Prefeitura de Fernandópolis realiza uma nova campanha contra a dengue na próxima semana. Desta vez, o alvo são as crianças. A expectativa é que elas repassem o conhecimento aprendido aos pais.
Para tanto, serão encenadas peças teatrais com figurinos alusivos ao tema, palestras em escolas, concursos de redação e desenho, passeata, além da confecção de panfletos, faixas e cartazes educativos.
Os últimos casos positivos de dengue no município ocorreram em agosto. Foram três casos, sendo um importado. Em 2009, houve 527 notificações e 333 casos positivos de dengue, sendo 31 importados. Oito aguardam resultado.
Na última campanha realizada pela Prefeitura foram visitados, em 27 dias, 22.102 imóveis - 8011 estavam fechados. O total de bairros, quadras e imóveis encontrados com focos foi de 1.309. Foram retirados 19.620 quilos de recipientes reciclados. Os recipientes reciclados foram aproveitados pela Associação de Catadores de Recicláveis de Fernandópolis (ACARF).
Os três primeiros bairros com maior número de recipientes com larvas foram: Coester (145), Centro (118) e Parque Industrial Eurico Gimenez Martins (51). Os recipientes que predominaram nesses bairros foram: latas, bebedouros de animais, vasos sanitários, lonas plásticas, pratos para plantas, vasos de plantas, latões, tambores, baldes e ralos externos.
Com a nova campanha É o fim da picada, que se inicia na próxima semana, a Prefeitura espera conscientizar as famílias quanto à limpeza e manutenção de seus quintais e que evitem gerar criadouros do mosquito.