Semana do Doador termina neste sábado

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Semana do Doador termina neste sábado
Termina nesse sábado a “Semana do Doador”, realizado no município pelo Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis, que é subordinado à Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto. O objetivo é mobilizar a comunidade e conscientizá-la da importância do sangue seguro no tratamento hemoterápico e a manutenção de um suprimento adequado às necessidades da comunidade. Os doadores receberão gratuitamente camisetas alusivas à campanha.

As campanhas são realizadas para atender à demanda dos hospitais da cidade e da região, que compete ao núcleo. Durante o ano, há períodos em que a falta de bolsas de sangue no estoque é mais crítica. Isso ocorre nas férias e no inverno. Atualmente, o número total de doadores do Hemoterapia não chega a 0,5% da população de Fernandópolis.

Segundo a médica responsável pelo Hemocentro, Brígida Cristina do Amaral Botelho Prudêncio, antigamente, arrecadava-se durantes as campanhas de sangue cerca de 1.000 bolsas. Hoje esse número não passa de 600. Para abastecer o estoque de bolsas de sangue – que é de 1.200 – é necessário um total de 1.600 pessoas, já que cerca de 20% são reprovados na entrevista, diz Brígida. Para alcançar um número maior de doadores, foram realizadas a divulgação da campanha em empresas, escolas e igrejas.

O horário de atendimento do Hemocentro também foi expandido. Durante essa semana o atendimento foi realizado das 7h30 às 19h. Já no neste sábado o horário vai das 8h até às 13h.

Requisitos básicos para doação de sangue

Estar em boas condições de saúde.
Ter entre 18 e 65 anos.
Pesar no mínimo 50kg.
Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

Impedimentos temporários

Gripe: aguardar 7 dias.
Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação.
Tatuagem nos últimos 12 meses.
Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.

Impedimentos definitivos
Hepatite após os 10 anos de idade.
Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
Uso de drogas ilícitas injetáveis.
Malária.

Respeitar os intervalos para doação

Homens 60 dias: até 4 doações por ano.
Mulheres 90 dias: até 3 doações por ano.