Desde o dia 3 de novembro a Prefeitura de Fernandópolis iniciou à campanha de marketing do FALA CIDADÃO 0800 772 4550 que incentiva a população a usar a Ouvidoria para participar da Administração Municipal. São peças de rádio, jornal, outdoor, panfletos e adesivos pelas unidades municipais e no comércio.
Entre os meses de janeiro a outubro foram 107 solicitações feitas a Ouvidoria, encaminhadas para as diretorias especificas e respondidas aos munícipes. Já no mês de novembro, com a implantação da Campanha, foram 55 solicitações.
O objetivo da Campanha FALA CIDADÃO é mostrar que o Prefeito está colocando sua equipe e ele próprio sob os olhares atentos da população, sob um monitoramente constante da máquina e da equipe.
O FALA CIDADÃO funciona assim: a Ouvidoria recebe a ligação e encaminha ao Diretor; o Diretor tem 72h para encaminhar ao prefeito a resposta que pretende oferecer ao munícipe; o prefeito aprova ou retifica a resposta do Diretor e por fim o Ouvidoria comunica o Cidadão. Com o novo sistema gratuito de atendimento, em 10 dias o munícipe tem suas necessidades atendidas.
Para facilitar a sistemática de atendimento, as ligações são gravadas, garantindo segurança e sigilo nas informações fornecidas pelo munícipe. Para que o FALA CIDADÃO funcione, é necessário que a população participe fazendo sua colaboração com sugestões, dúvidas, reclamações e críticas, para que soluções imediatas sejam tomadas.
O perfeito funcionamento da Ouvidoria trará por benefício à Administração Pública maior transparência e a certeza de que as necessidades mais imediatas da população estão sendo atendidas, ressalta o Ouvidor Público, Carlos Sugui.
Iniciamos uma nova fase na Ouvidoria, pois todas as respostas das manifestações encaminhadas ao Diretor responsável passarão por mim, para então ser encaminhadas à Ouvidoria que fornecerá a solução ao munícipe. Com o FALA CIDADÃO os usuários serão ouvidos, compreendidos e acolhidos, destaca o prefeito Luiz Vilar.
A Ouvidoria Pública Municipal de Fernandópolis foi criada em 5 de novembro de 2008 com o objetivo de zelar pela legalidade, eficiência e moralidade dos atos da Administração direta e indireta.