A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) aprovou, em primeira fase, o projeto da usina de biodiesel de Fernandópolis, elaborado pelo engenheiro agrícola Antonio José da Silva Maciel e equipe da Unicamp.
A notícia foi divulgada nesta quinta-feira durante entrevista coletiva na sala de imprensa do Paço Municipal. O diretor do Desenvolvimento Sustentável Luis Antonio Arakaki disse que Fernandópolis será pioneira na estruturação de usinas de biodiesel em consórcio de empresas e município.
Desse consórcio participam, além da Unicamp e da prefeitura, a FEF, a Sabesp, a Couros Prêmio e o Grupo Arakaki. Luisinho comentou que tem sido fundamental a participação da diretora de Educação Darci Marin no projeto, já que os estudantes e professores deverão ter participação decisiva na execução do projeto. Creio que esse trabalho terá repercussão nacional e até internacional, disse o diretor.
O professor Maciel, da Unicamp, destacou que o consórcio visa à inclusão social e à cidadania. Maciel entende que também para a parceira FEF a usina será importante: Será uma escola prática, de repasse de tecnologia, afirmou. No futuro, a usina fornecerá aos restaurantes e outros fornecedores de óleo de cozinha usado um selo de qualidade.
No dia 17 de dezembro, acontecerá a assinatura formal do consórcio e seu lançamento oficial. A usina deve entrar em atividade no início de 2010.